A Galeria da Antiga Capitania de Aveiro acolhe, a partir desta segunda-feira, uma exposição individual de João Viana, intitulada “Explosões de Gozo”. A mostra estará patente ao público até 5 de maio e conta com curadoria de José Rosinhas.
“A Galeria da Antiga Capitania de Aveiro surge como um suporte criativo para o curador e para as explosões criativas do pintor. Assim, a exposição resulta de um respeito pelo espaço expositivo, em que as telas e a arquitetura do edifício, aparecem para o visitante com uma harmonia visual ímpar”, é apontado na sinopse da exposição.
São 29 telas que “retratam o conceito de atmosfera que confronta o espectador com pinturas que tanto podem parecer e sugerir cosmologias ou explosões siderais como seres que foram vítimas de alguma metamorfose física e plástica”.
“No século XVII, os pintores holandeses, através das suas paisagens, foram os primeiros a criar o conceito de atmosfera. Lembremo-nos das obras de Jan Van de Capelle (1626 - 1679) e de Jacob Van Ruisdael (1629 - 1682), ou mais tarde podemos recordar-nos dos céus dos pintores românticos britânicos, John Constable (1776 - 1837) e John Martin (1789–1854). Estes artistas, assim como João Viana nas obras recentes, todos criam através das suas atmosferas, emoções que vão desde o eufórico ao pacífico, do opressivo e turbulento ao calmo”, é, ainda, destacado.
“A mesma genialidade que encontramos na pintura a óleo sobre tela intitulada ‘O Grande Dia da sua Ira’, 1851-3, de John Martin, pintura da coleção da Tate (Londres, Reino Unido) encontramos na pintura “Cadela Sistina (Firefall, Todo Poderoso, Forc?a Motriz, Astroqui?mica, Leftovers)”, 2007-2019, de João Viana atualmente pertença da coleção do Tribunal da Relação do Porto. É um despertar de todos os sentidos ao observar a pintura do autor português. As cores e a sugestão de universo paralelo são simplesmente extasiantes”.
Natural do Porto (1952), e formado em Artes Plásticas-Pintura pela ESBAP (atual FBAUP), João Viana conta já com várias exposições individuais e coletivas no currículo. Em Aveiro apresenta “Explosões de Gozo”, mostra que pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.