Na próxima segunda-feira, reabrem os museus de Aveiro, galerias e a loja “Turismo & Museus”, utilizando a possibilidade conferida pelo plano de desconfinamento definido pelo governo do país, e fazendo-o logo no primeiro dia em que tal é possível.
Os museus da cidade de Aveiro estarão, excecionalmente, abertos ao público nesse dia 5 (a segunda-feira é o dia habitual de encerramento), sendo a entrada gratuita até ao dia 11 de abril, medida tomada pela Câmara Municipal como estímulo à visitação da comunidade local e regional.
No Museu de Aveiro/Santa Joana a Coleção de Arte Contemporânea do Estado Português em depósito na câmara municipal passa a estar, a partir do dia 5 de abril, permanentemente exposta na Galeria da Pedra, daquele espaço museológico, sendo a exposição renovada, ao longo do ano, de forma a mostrar a riqueza e a diversidade de técnicas, artistas e linguagens que formam a coleção.
Importa destacar que esta coleção conta com obras de inúmeros artistas consagrados, como Armanda Passos, Julião Sarmento, Júlio Resende, Vieira da Silva, entre outros.
Exposição de fotografia no Museu da Cidade
“Sérgio Valente, um fotógrafo na revolução” é o nome da exposição que estará patente no Museu da Cidade de 5 de abril a 2 de maio.
O legado que Sérgio Valente nos deixa, permitindo fixar uma memória fotográfica dos últimos anos da ditadura e das imediatamente posteriores vivências de rejeição e superação, vividos por quem contra ela decidiu resistir, é uma dessas estratégias de memória que, em si mesmo, é um trabalho de recuperação da dignidade. No meio de uma feroz repressão, inimaginável para as gerações posteriores na forma corrosiva e omnipresente com que invadia os quotidianos, Sérgio Valente regista, resiste e sobrevive para contar.
Igualmente de 5 de abril a 2 de maio, a exposição “O encanto da Arte Nova” – aguarelas de Isabel Moutinho estará patente no Museu Arte Nova.