O Prisma/Art Light Tech está de volta nos dias 15 e 16 de outubro. Este festival organizado pelo Teatro Aveirense volta a propor um roteiro de obras de arte criadas a partir da luz, naquilo que promete se uma redescoberta da cidade e dos seus trajetos.
“Equilíbrio” é o tema da edição de 2021 do Prisma, numa alusão aos tempos atuais e à necessidade de encontrar estabilidade num mundo em desassossego. Para encontrar esse equilíbrio, o festival irá distribuir-se de forma igual entre espaços urbanos e naturais, além de revelar obras de arte simultaneamente apaziguadoras e estimulantes. Como tem sido habitual, a iniciativa voltará a contar com artistas de referência de várias nacionalidades.
Uma das novidades desta terceira edição é o lançamento de uma convocatória para a criação de uma obra de arte do festival, dirigida a artistas, designers e profissionais da iluminação, assim como a estudantes e instituições, de qualquer nacionalidade. As candidaturas poderão contemplar instalações de luz, projeções de vídeo ou qualquer outro dispositivo que ilumine um edifício ou espaço, assim como instalações interativas ou esculturas iluminadas, entre outras possíveis soluções.
As inscrições decorrem até ao dia 14 de maio.
Para breve fica ainda o lançamento da convocatória da “Escola de Videomapping”, uma formação para a comunidade local que visa a criação de uma obra para o roteiro do festival, com um mentor internacional a orientar as sessões.