No dia 19 de abril, o Centro das Artes e do Espetáculo (CAE) de Sever do Vouga volta a abrir portas ao público. O equipamento, que conta já com “19 anos de luta pela difusão de cultura de qualidade no concelho”, tem programadas várias iniciativas para as próximas semanas.
Não obstante as dificuldades do contexto atual, que complicam a tarefa de “programar e calendarizar atividades”, Brigida Alves, diretora do CAE, entende que o equipamente tem o dever de continuar “a acolher e a difundir a arte junto da população”. Assim sendo, a partir da próxima semana será possível visitar a exposição Maneiras de Sever, e abril encerrará com a exibição do filme “Antes que a noite venha”, de Joaquim Pavão, precedida da conferência concertante “As fronteiras da frase”.
O mês de Maio arrancará com a proposta de vários laboratórios de leituras poéticas, orientados pela deseuse Carlota Castro e dirigidos ao público em geral e laboratórios de escrita criativa, orientados pela ilustradora e contadora de histórias Marina Palácio e dirigidos aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Ainda este mês, o CAE apresenta, em forma de ensaio aberto, a peça “Corações Tatuados - O que poderia ter sido” e, em meados de Maio, leva ao palco o espectáculo de teatro “Little B” da companhia Visões Úteis, acabando o mês em grande com o tão aguardado concerto de Teresa Salgueiro.
Pelo meio “Amor de Perdição”, a proposta feita palestra e performance, invadirá as galerias da Escola Secundária de Sever do Vouga pelas palavras e gestus da performer Leonor Barata.”
Ainda que menos visível, o CAE entra este mês de abril em processo de criação artística do projecto “Guardiãs da Memória”, que resultará num filme curta- metragem e onde participam algumas senhoras severenses. Esta curta-metragem será exibida em Novembro, por ocasião do 20.º aniversário do CAE.