Foi a 18 de maio de 2016 que o Museu Municipal de Sever do Vouga abriu portas. Passados cinco anos, e não obstante os condicionalismos dos tempos atuais, a estrutura museológica severense encontra vários motivos para festejar. Pelas vitórias já alcançadas e pelos novos projetos que se avizinham.
Um dos principais destaques deste último ano passou pelo lançamento da MEG – Rota do Megalitismo de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, “na qual o museu assumirá um papel importante como centro de acolhimento e informação dos visitantes no concelho. Tal potenciará o núcleo expositivo sobre o Megalitismo onde estão expostos materiais de diversos monumentos megalíticos concelhios”, destaca a unidade museológica.
Referência, ainda, para a iniciativa “Há + Museu no Verão” com visitas guiadas, horário alargado e abertura aos Domingos, e para a melhoria da sinalética exterior, indo ao encontro de uma reivindicação de quem visitava o espaço “e tinha dificuldade em localizar o museu a partir da via pública”.
Quanto ao futuro, estão prometidas várias novidades para este sexto ano de vida: a edição de uma revista anual; visitas guiadas às Minas do Braçal, no âmbito da adesão ao Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológicos de Portugal; projcto "Cultura entre Pontes", e exposição "366, Sever do Vouga"; entre outras.