A 4.º Edição do Festival Internacional de Cinema de Sever do Vouga vai decorrer entre os dias 28 e 30 de maio, após um interregno em 2020, devido à pandemia. Em competição, vão estar 35 filmes de 14 países, entre longas e curtas metragens. As sessões de cinema que reúnem a ficção e os documentários de longa-metragem, decorrem no CAE – Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga, sempre às 11h00, 15h00, 16h00 e 20h30. No Museu Municipal decorrerá a competição de documentários de curta duração, durante todo o dia de sexta-feira e a tarde de sábado.
Na noite de sexta-feira 28 de maio, pelas 20h00, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga, na já habitual gala, serão entregues os prémios da edição anterior (2019), com a presença de alguns dos vencedores.
No sábado dia 29, Na Biblioteca Municipal, o Dia da Criança será comemorado com uma seleção de filmes de animação do mundo que serão exibidos durante todo o dia. Neste espaço estará patente uma exposição de desenhos do artista Nelson Pinho, já desaparecido. Estas obras irão integrar o livro infanto juvenil, “Tico e a Fada da Ria”, de José Vieira. Pelas 16h00, será apresentado este projeto editorial e audiovisual, que a partir de junho deverá envolver os municípios da Ria de Aveiro.
Paralelamente, será também apresentada a 1ª edição do “Festival de Curtas – Prémio Helena Ramos” que tendo já as inscrições abertas e a decorrer até ao dia 31 de julho, irá estimular a produção de curtas metragens em Sever do Vouga.
Documentário em destaque
Também no dia 29, numa produção do Museu Municipal, pelas 20h30, no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga, vai ser exibido o filme “Sever do Vouga – Uma Experiência”. Este filme retrata a situação inicial que existia no concelho e a evolução das práticas agrícolas e pecuárias com a introdução dos melhoramentos pela “Experiência Shell”.
Além do seu valor documental e etnográfico (são retratadas várias práticas agro-pecuárias e diversas pessoas do concelho), o documentário também possui um valor histórico cinematográfico, pois foi um dos primeiros filmes do conceituado realizador Paulo Rocha, datado de 1971. Enquadrado no cinema novo português, reúne na sua equipa técnica uma plêiade de consagrados como Manoel de Oliveira na supervisão, Fernando Lopes-Graça na Música, Augusto Cabrita e Acácio de Almeida na Fotografia, António Cunha Teles na produção e por fim Alexandre O’neil na narração.
No dia 30 de maio, pelas 11 horas, acontecerá o encerramento da 4ª edição do Festival, com a divulgação dos filmes vencedores nas diversas categorias a concurso.
Ocupando o CAE – Centro de Artes e Espetáculos, Museu e Biblioteca Municipais de Sever do Vouga, o festival procura intervenções cinematográficas notáveis em paisagens humanas e geográficas de todo o mundo. Com um programa extenso e multicultural, o Festival de Cinema PAISAGENS é uma organização do Município de Sever do Vouga desde 2017 e vai já na sua 4ª edição.