“Bairro” é o nome do novo pólo cultural do Programa de Apoio ao Setor Cultural Local, promovido pelo projeto 23 Milhas, e localizado no Laboratório das Artes da Vista Alegre, em Ílhavo
Inspirado no antigo bairro operário da Vista Alegre, importante marca de comunidade e cooperação naquele território, “este novo Bairro surge para servir de espaço de trabalho e contacto entre profissionais do setor cultural local, para o desenvolvimento e fixação dos seus projetos, bem como para a dinamização da economia local”, pode ler-se num documento explicativo da iniciativa disponibilizado pelo 23 Milhas.
No Laboratório das Artes da Vista Alegre, serão disponibilizados quatro gabinetes privativos, salas partilhadas e acesso a vários pontos do equipamento, facilitando condições para a criação, a produção e o trabalho em rede, os grandes pilares de todo este programa de apoio à produção local.
O projeto arranca com uma primeira fase denominada “Atirar o Bairro à parede”, um período experimental com início em julho e que decorrerá até ao mês de outubro. Findo esse período, e feita a respetiva avaliação, se ambas as partes estiverem de acordo, a cedência será protocolada por um período de 2 anos.
Os interessados têm até ao próximo dia 10 de julho para submeter a sua candidatura, preenchendo o formulário disponível no site do 23 Milhas. Os resultados serão comunicados a 23 de julho.
Recorde-se que esta iniciativa se destina a profissionais, individuais ou coletivos, naturais, residentes ou com atividade no município de Ílhavo, assim como empresas com atividade nas áreas de apoio à cultura, tais como produção, edição, agenciamento, realização de espetáculos ou outras atividades nas áreas da música, dança, teatro, cinema, design ou audiovisual.
*Foto: João Roldão