Este sábado promete ficar marcado pela iniciativa “Botadela – Dia aberto do Salgado de Aveiro”, a ter lugar entre as 10h00 e as 17h00 em três espaços distintos da cidade: Ecomuseu Marinha da Troncalhada, Marinha Noeirinha e Marinha Santiago da Fonte. As atividades serão apresentadas nas redes sociais do Museu da Cidade, mas o acesso às marinhas será livre.
Pelas 11h00, segundo anuncia a câmara municipal, será difundido um vídeo que dá a conhecer as técnicas ancestrais e atuais de trabalhar na safra do sal com a preparação da marinha para a Botadela e o início da produção de sal exige um profundo saber-fazer, adquirido com a longa experiência e que permite que da água salgada venha a nascer sal. Este breve documentário mostra as várias etapas e tarefas do marnoto até esse momento e faz realçar a forte a ligação com a marinha.
À tarde, pelas 15h00, será apresentado o projeto artístico “Intervalo” de Marzia Bruno. Trata-se de uma criação artística com referências históricas e sobre a preservação da memória obtida pela realização de entrevistas com os marnotos sobre a sua vida, o seu trabalho. A preservação da memória surge sob a forma de registos áudio e do trabalhar dos intervalos de vozes, de pensamentos e de conceitos, os quais foram sincronizados com performances em três marinhas. Um texto composto por números que representam as diferentes camadas de discurso acompanha o vídeo.
O dia aberto terminará pelas 19h00 com a apresentação de “Faina. Intensive electronic experience”, editora e produtora de eventos de música eletrónica de Aveiro.