Começa esta sexta-feira a 5.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto, um evento promovido pela Câmara Municipal de Aveiro e que pretende contribuir para a diferenciação da oferta cultural de Aveiro, proporcionando um conjunto variado de atividades gratuitas nesta praia situada entre ria e o mar.
Neste primeiro dia o destaque vai para o primeiro de dois espetáculos “Dunas Summer Bay – Multimedia Daft Punk Tribute”, com a realização de um espetáculo multimédia de tributo aos Daft Punk, com participação de “flyboards”, cinco “tron dance” e um “laser show”, sincronizados com um espetáculo piromusical, na Avenida Marginal de São Jacinto.
Antes, pelas 21h30, Kevin O’Chris terá a honra de inaugurar o Palco Dunas no Complexo Desportivo de São Jacinto, e dar música à noite de verão de São Jacinto, no primeiro dia de concertos, num espetáculo que já tem a lotação esgotada.
No sábado será a vez de Tay presentear o público com os seus maiores êxitos. No domingo, João Pedro Pais encerra a edição 2021 do Festival Dunas de São Jacinto.
Exposição “São Jacinto: Território de Ria”
O primeiro dia do Festival ficará ainda marcado pela inauguração da exposição “São Jacinto: Território de Ria”, onde através de vários painéis, os festivaleiros vão poder conhecer a história desta localidade do município de Aveiro, a sua relação histórica com a Ria de Aveiro, os documentos onde se apontava a construção da base de aviação naval (atual Regimento de Infantaria n.º10), os documentos de criação da Junta de Freguesia de São Jacinto, entre muitos outros fatores e curiosidades históricas. A exposição apresenta-se ao longo da Avenida Marginal.
Importa lembrar que, durante os dias do evento, haverá um circuito especial de travessias de ferryboat com a redução do preço dos bilhetes em 50 por cento, para os festivaleiros que se deslocarem a pé, de bicicleta ou de autocarro (linha 13), facilitando desta forma as acessibilidades a São Jacinto, e a participação da população na 5.ª edição do “Festival Dunas”.