No dia 4 de setembro, o mercado municipal de Santa Maria da Feira vai ser palco de um concerto intimista de Cristina Clara, que junta fado e ritmos brasileiros. O espetáculo, integrado no ciclo de concertos “Sons no Património”, que está de regresso com concertos intimistas em lugares icónicos do património cultural, e faz parte da programação cultural “Artes em Itinerância”, que até dezembro continua a estabelecer pontes entre a cultura, o património e as gentes de todo o território.
Em Santa Maria da Feira, Cristina Clara promete apresentar um concerto que espelhe bem a sua identidade e o caráter viajante da sua música. De norte a sul de Portugal, com forte influência da canção tradicional, o seu repertório incorpora também outras sonoridades, muito particularmente do chorinho brasileiro e da morna cabo-verdiana, pelas afinidades que têm entre si.
Além de temas revisitados, a artista – acompanhada por Luís Coelho, naguitarra portuguesa, Pedro Loch, na guitarra clássica, e Elena La Conte, na flauta transversal –apresentará ainda alguns dos temas que farão parte do seu disco de estreia - "Lua Adversa" - que sairá em setembro.
Enfermeira de profissão, Cristina Clara cedo se fascinou pelo ambiente quase ritualístico das casas de fado, pelas suas estórias e pelo protagonismo dado à palavra neste género musical. Bairro Alto e Alfama tornaram-se bairros do coração, cenário privilegiado de encontros inspiradores.
Recorde-se que esta edição doprojeto municipal de descentralização cultural “Artes em Itinerância”iniciou em junho e estende-se até dezembro, proporcionando a residentese visitantes atividades culturais de diferentes disciplinas artísticas, como música, visitas encenadas, teatro, documentário e cinema.