No próximo trimestre, os habitantes da cidade de Aveiro terão a oportunidade de receber um artista em sua casa, num convívio com direito a jantar e a uma pequena performance cultural. A proposta é lançada pelo GrETUA e pelo Teatro Aveirense (TA), através do projeto “Heras”, que pretende promover o encontro entre público e artistas num formato íntimo, despido de formalismos, dentro das casas dos aveirenses. Os anfitriões, que se poderão inscrever já a partir desta quinta-feira (através de um formulário próprio disponível online), receberão em sua casa um artista para uma pequena performance singular, havendo espaço ainda para o jantar, o convívio e a conversa.
“Heras” é fruto de um olhar sobre a cidade enquanto um nexo de relações fundamentalmente afetivas, estabelecidas através daquilo que temos por cultura. Esta iniciativa procura, deste modo, fortalecer a relação de proximidade com o público, reorientando a fruição cultural e artística para uma experiência que deve ser sempre, acima de tudo, emotiva. Numa época em que a experiência das artes do espectáculo tem sido afastada dos seus contextos tradicionais “Heras” propõe que voltemos à raíz da sua natureza: o encontro com o próximo, o diálogo e a comunidade.
Assim, alguns dos artistas que farão parte da programação do GrETUA e do Teatro Aveirense, farão pequenas apresentações em casas particulares, na véspera do seu espectáculo em cena. O jantar, o convívio e os convidados ficam ao encargo dos anfitriões, que tanto podem escolher passar um serão a sós com os artistas, como convidar a sua família ou os seus amigos mais próximos.
De acordo com João Coutinho e João Nunes Silva, da coordenação do GrETUA, não são exigidos grandes requisitos logísticos aos interessados em receber os artistas em sua casa. “Basta que a pessoa tenha uma casa, pequena ou grande, que possa abrir ao projeto”, asseguram.
E quem são os artistas que irão passar pela casa dos aveirenses? “Isso ainda não podemos revelar. Só no final de setembro, quando divulgarmos a programação é que os nomes serão anunciados”, explicam, garantindo, que todos os artistas estão a receber o anúncio de que irão entrar pela casa dos aveirenses dentro.
Para que todos se sintam seguros, os artistas serão testados à Covid-19 e, segundo fazem ainda questão de frisar João Coutinho e João Nunes Silva, todas as normas da Direção Geral de Saúde serão acauteladas durante as sessões do “Heras”.
Ainda no âmbito desta rubrica, os habitantes da cidade poderão também constituir-se enquanto extensão da habitual galeria “Ao Vidro” (parte da programação do GrETUA desde o final de 2019), tendo expostas obras de arte nas suas janelas. Farão, assim, parte da criação de novos percursos e de novas leituras numa cidade que, apesar de já se conhecer tão bem, desejamos sempre que se conheça melhor.