Depois de uma pausa em agosto, esta quarta-feira regressam ao Avenida Café-Concerto as Femme Sessions, um ciclo de cinema promovido pela XX Elements, entidade responsável pelo festival Porto Femme que irá decorrer no final deste mês na cidade do Porto, e que se dedicam a mostrar o trabalho desenvolvido por realizadoras de todo o mundo. Para esta 26.ª sessão estão programadas três curtas-metragens de ficção que fizeram parte da Competição Internacional da 3.ª edição do Porto Femme, e que exploram, por entre conversas, troca de experiências, partilhas do dia-a-dia, o lado humano no quotidiano. A sessão começa às 21h30 e a entrada é gratuita.
Sábado, o Avenida vai-se encher com os ritmos quentes da Bossa Nova e do Jazz. Nessa noite o trio liderado por Mário Bakuna, músico Brasileiro residente em Londres, integrará no repertório compositores da Era do Ouro da Bossa Nova e também do Samba Jazz, movimento que surge após a Bossa Nova, misturando elementos das mais variadas vertentes do Samba, Bebop e Hard bop. Mário Bakuna é compositor, cantor e guitarrista brasileiro sediado em Londres há uma década. Músico profissional com mais de 20 anos de carreira, o seu estudo concentra-se na pesquisa de Ritmos Afro-brasileiros, o Samba, o Jazz e a Bossa Nova. O espectáculo começa às 20h00.
A semana nesta sala de espetáculos de Aveiro acaba com uma matiné musical no domingo. Curto Circuito é um ciclo de concertos programados em rede com salas e promotores de todo o país. Desta vez a faísca faz-se ao domingo, experimentando o formato matinée com um conjunto que nasceu do sentido mais estreito da palavra “experimentar”. Ou esqueçamos aqui a palavra. É que MAYU? pensam o concerto como se de uma história se tratasse. Não daquelas que declamamos mas das que nos dão as sensações exactas para vivermos o enredo sem recorrer a idioma algum. Um pouco como o olhar de mãe, o tacto do bruto, a calorosa fragrância de um mero algodão-doce ou a imensidão de coisas que sentimos sem esbanjar caracteres, Orpheus é o disco de estreia que nasceu em residência artística com morada no GNRation e deu o mote para o percurso da banda. Um caminho que se quer largo e com espaço para todo o tipo de experimentação, sonoridades... e silêncios. Sim, o silêncio é importante. É às 19h00 e a entrada é gratuita.
Podem consultar toda a programação, e adquirir bilhetes para estes ou outros espectáculos, em www.avenidacc.pt.