AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Livro reúne 20 percursos da arquitetura, património e história de Ílhavo

Artes

É hoje apresentado, às 18h30, na Casa da Cultura de Ílhavo, um livro que descreve, ilustra e mapeia os caminhos percorridos no âmbito do projeto “Olhar por Dentro”, o ciclo de visitas orientadas ao território ilhavense organizado pelo 23 Milhas em parceria com a Talkie-Walkie.“Olhar por Dentro: Percursos da Arquitetura de Ílhavo” lista 20 percursos e apresenta-os acompanhados por fotografias, mapas e uma série de “textos que enriquecem este olhar sobre a paisagem humanizada e a encaram como um ativo cultural e como um dos eixos mais significativos do trabalho do 23 Milhas”, afirma o diretor Luís Ferreira.

Na sessão de lançamento, os organizadores do ciclo “Olhar por Dentro” vão estar à conversa com a arquiteta Sofia Senos, o geógrafo Álvaro Domingues e o geólogo Paulo Morgado, especialistas que não só tiveram a oportunidade de guiar alguns dos percursos, ajudando a interpretar o património e a história, como contribuíram para a composição deste livro.

Logo a seguir, será inaugurada uma exposição que reúne fotografias captadas por Bruno Almeida, João Roldão e Pedro Mostardinha, fotógrafos que registam regularmente os espetáculos do 23 Milhas e que foram desafiados a completar o arquivo de imagens dos circuitos “Olhar por Dentro”, partilhando a sua perspetiva sobre o território.

Olhar o território com olhos de ver

O “Olhar por Dentro” nasceu com o próprio 23 Milhas, a 12 de novembro de 2016, com um primeiro percurso pelos recém-nomeados edifícios culturais do município de Ílhavo. Desde então, este ciclo de visitas “tem ajudado a afirmar o 23 Milhas como um projeto de território que não se limita à ideia de programar para auditório”, assume Luís Ferreira. “Disciplinas como o design e a arquitetura, não sendo tão tradicionais nas programações culturais clássicas, muito centradas na música e nas artes performativas, para nós, são muito caras, uma vez que nos dão leituras do território e ativam a comunidade de uma forma muito particular”, justifica o diretor.

Ao longo de mais de 4 anos, o ciclo “Olhar por Dentro” pensou, planeou, propôs e concretizou dezenas de itinerários de exploração da arquitetura ilhavense, com visitas interpretativas a edifícios, espaços e lugares de todo o concelho, sempre conduzidas por um especialista convidado. Arquitetos, historiadores, geógrafos, artistas e cientistas que, pelo seu contexto e conhecimento, ajudaram a contextualizar o património visitado e a refletir sobre ele, “acrescentando uma nova camada ao olhar de quem vive e sente aquele território como seu”.

O projeto percorreu Ílhavo de uma ponta à outra: das moagens de Vale de Ílhavo aos palheiros da Costa Nova, da zona portuária, na Gafanha da Nazaré, à antiga colónia agrícola. Decifrou os nomes que os sítios, os becos e as ruas homenageiam, visitou casas, monumentos e empresas e até se aventurou ria adentro.

Um convite a continuar a olhar

Hoje, precisamente no dia em que tem lugar a derradeira edição dos circuitos “Olhar por Dentro” – uma visita ao complexo do Porto de Aveiro orientada por Álvaro Domingues e Paulo Morgado – o projeto chega ao fim. Termina, não por que o território ilhavense se tenha esgotado – “o território é sempre algo inesgotável”, reitera Luís Ferreira –, mas porque “é fundamental saber fechar o ciclo, protegendo o projeto, contando a sua história, refletindo sobre ele e lançando pistas para o futuro”. O diretor do 23 Milhas realça a importância do registo deste “espólio de conhecimento”, como forma de criar “memória para além daquela que as pessoas que viveram estes percursos guardam”.

Se, como clamam as primeiras páginas do livro, “olhar é um princípio”, a expectativa do 23 Milhas é que este possa ser igualmente “o princípio de novos olhares” sobre um território interminavelmente valioso e cheio de recantos, roteiros e recordações por (re)descobrir.

O livro “Olhar por Dentro: Percursos da Arquitetura de Ílhavo” poderá ser adquirido hoje, na sessão de apresentação ou, posteriormente, nos espaços do 23 Milhas, no Museu Marítimo de Ílhavo, na biblioteca municipal e nos postos de turismo do concelho.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.