Aí está mais um fim de semana carregado de propostas. Grande parte delas chegam-nos de Ílhavo, onde acontece, sexta, sábado e domingo, mais uma edição da Milha - evento que reúne anualmente dezenas de artistas ilhavenses em torno de novas criações e na apresentação de novos projetos. Um dos destaques vai para o espetáculo “5280 pés”, que conta com as bailarinas das escolhas de dança ilhavenses IP Arabesque, Fulldance Studio e Casa do Povo da Gafanha da Nazaré, e que estreia marcada para esta sexta-feira, às 21h00, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, e que se repete no dia seguinte às 18h00. Mas há mais (muito mais) para ver e ouvir ao longo de três. O melhor é conferir o cartaz e aproveitar que os espetáculos são gratuitos.
Por Aveiro, destaque para o Festivais de Outono, que apresentam, esta sexta-feira (21h00, auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro), uma ópera de marionetas - através da companhia S.A. Marionetas – Teatro & Bonecos e da Orquestra Filarmonia das Beiras, interpretando uma obra de Manuel de Falla. A 7 de novembro (18h00), o ContinuoDuo, dá um concerto de piano a quatro mãos e, a 9 de novembro, a Biblioteca Municipal de Oliveira de Azeméis recebe improvisação de música e dança, com o duo Inclinar.
No Teatro Aveirense, este domingo (16h00), há espetáculo de Sofia Dias e Vítor Roriz. Em “Sons Misteriosos” partem à procura da qualidade mágica que emerge da fricção entre som e imagem.
O Hu’morde-me – Festival de Humor de Oliveira do Bairro está de regresso a Oliveira do Bairro, mais concretamente ao auditório do Quartel das Artes. O festival começa esta sexta-feira (22h00), com o algarvio Dário Guerreiro, que vai apresentar o seu espetáculo “Mocê dum Cabréste”. No dia seguinte (22h00), os humoristas, atores e apresentadores João Paulo Rodrigues e Pedro Alves, sobem ao palco do Quartel das Artes nas suas conhecidas e hilariantes personagens de Quim Roscas e Zeca Estacionâncio.
Em Ovar, este fim de semana fica marcado pelo arranque do Caixa de Dança. As honras de abertura ficam a cargo do da Escola de Bailado do Orfeão de Ovar, este sábado, às 21h30, com o espetáculo “Perspectivas” (Centro de Arte de Ovar).