No dia 27 de novembro, sábado, o ATLAS Aveiro (Edifício Fernando Távora) recebe, pelas 15h30, a conferência Aveiro D’Eça. O encontro contará com a presença do conhecido ator João Loy, de José Maria de Eça de Queiroz Couceiro da Costa, que dará testemunho da vida de Eça de Queiroz e a sua ligação a Aveiro, e Carlos Reis, grande referência a nível nacional sobre o estudo da obra de Eça de Queiroz. Esta conferência enquadra-se no programa Aveiro D’Eça que acontece entre 25 e 27 de novembro.
A memória que as terras de Aveiro deixaram no ilustre escritor Eça de Queiroz, assim como as profundas ligações familiares ao avô, à avó e ao pai que viveram em Aveiro, foram o pretexto para que a CMA desenhasse, em colaboração com a Fundação Eça de Queiroz, um projeto que anualmente homenageasse o autor, dando a conhecer histórias e vivências do escritor, aprofundando a sua ligação a Aveiro, às novas gerações perpetuando, simultaneamente, a sua história na memória coletiva.
Consubstanciado no evento Aveiro D’Eça, em 2021 o programa assenta numa viagem memorial exploratória da vida do autor e da sua profunda relação com Aveiro, com a produção de um filme / documentário sobre as ligações a Aveiro do escritor Eça de Queiroz e a criação de um roteiro virtual através de uma aplicação para smartphone, cujo percurso retrata a época e as vivências do escritor em Aveiro.
A participação da comunidade escolar na preservação da memória e ligação de Eça de Queiroz a Aveiro, será outra das vertentes muito importantes que versam nos objetivos desta parceria, já que nos dias 25 e 26 de novembro (quinta e sexta-feira) João Loy estará nas quatro escolas secundárias do município de Aveiro (Escola Secundária Homem Cristo, Escola Secundária Jaime Magalhães Lima, Escola Secundária José Estêvão e Escola Secundária Mário Sacramento) a encenar os textos do autor. Nas visitas às Escolas Secundárias será ainda apresentado o documentário: Aveiro D’Eça.