A cidade de Aveiro já está na corrida para ser Capital Europeia da Cultura em 2027 e não está sozinha. Com ela estão, também, os restantes 10 municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, assegurou Ribau Esteves, presidente da câmara de Aveiro.
A garantia deixada durante a cerimónia de apresentação da candidatura de Aveiro, que decorreu, este sábado à noite, nas instalações do Regimento de Infantaria n.º 10, em São Jacinto.
Aveiro acabou por ser, segundo afiançou ainda o edil, a primeira cidade portuguesa a apresentar “formal e publicamente” a candidatura a Capital Europeia da Cultura em 2027 – na corrida estão, igualmente, Braga, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Leiria, Oeiras e Ponta Delgada.
A proposta aveirense é assente em quatro pilares: cultura, ambiente, tecnologia e a alma aveirense. "Queremos ser Capital Europeia da Cultura, queremos valorizar aquilo que já somos para qualificarmos a nossa rede de agentes culturais, a nossa programação cultural, levarmos Aveiro à Europa e trazermos a Europa a Aveiro", argumentou Ribau Esteves.
Aveiro avança para esta batalha com várias “armas secretas”, algumas das quais só irá revelar mais lá para a frente, na certeza de que o município está preparado para fazer “lóbi, no bom sentido do termo, junto de quem tem importância nesta matéria”. “Este processo, além de capacitar a nossa rede cultural (...), é também uma operação de marketing territorial para Aveiro”, vincou o líder da autarquia.
Depois de Lisboa (1994), Porto (2001) e Guimarães (2012), é certo que, em 2027, uma cidade de Portugal e uma da Letónia vão ter o título de Capital Europeia da Cultura. A decisão deverá ser conhecida em 2024. Para já, fique com as imagens da cerimónia oficial deste sábado (fotos de Ricardo Carvalhal) e ovídeo de apresentação da candidatura de Aveiro.