“Apatia” é a segunda criação de Mariana Fonseca, a partir de um texto original da sua autoria, e passa esta sexta-feira, às 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. O espetáculo, acolhido pelo 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo, tem uma forte componente física, sendo protagonizado pelos atores Daniel Viana e Sandra Pereira. Inclui ainda um “Coro”, composto por cinco atores, inspirado na obra "Os velhos também querem viver", de Gonçalo M. Tavares.
O seu argumento foca-se num problema, duas soluções e uma escolha pouco ética e moral: “ELE empurra-a. ELA morre. ELES sobrevivem. ELE não a empurra. ELA não morre. ELES não sobrevivem. O CORO - personagem que não age, comenta e faz juízos de valor - estará sempre presente apesar deste drama não ser sobre ele.”
É o que a criadora Mariana Fonseca avança sobre “Apatia”, que em abril de 2020 teve uma residência artística muito especial. Por estar marcada para março de 2020, data que coincide com o primeiro período de confinamento, a residência acabou por acontecer através de pequenos vídeosde reflexão de Mariana Fonseca e o elenco da criação, emitidos na Rádio 23 Milhas, na altura em 105.0FM e no Facebook do 23 Milhas, e que procurava, na altura, substituir os auditórios a que o público não podia ir.
“Apatia” irá finalmente a palco, sendo que não é também a primeira vez, este ano, que Mariana Fonseca passa pela Gafanha da Nazaré, tendo estado na Fábrica das Ideias entre os dias 3 e 10 de setembro na construção do espetáculo “Não vais entrar?”.
Este fim-de-semana, em Ílhavo, destaque ainda para a Oficina de Criação Artística, com o artista David Bruno (27 de novembro, Laboratório Artes Teatro Vista Alegre), inserida na Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo, e em parceria com a ARDA. Haverá ainda Plantio de Outono (27 de novembro, Casa Cultura Ílhavo) , no jardim do Planteia, na Praça da Casa da Cultura de Ílhavo, evento em que a comunidade é desafiada, em conjunto com os projetos 23 Milhas e o Jardins Abertos, a fazer a plantação de bolbos outonais.