No dia 28 de novembro, pelas 18h00, no Teatro Aveirense, a Orquestra Filarmonia das Beiras e as Orquestras de Cordas e de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte da UA, dirigidas pelo maestro Luís Carvalho, encerram a edição de 2021 dos Festivais de Outono. Serão apresentadas obras de Kaija Saahario, de Ottorino Respighi e de Maurice Ravel. A solista será a flautista Janete Santos. Fazendo jus ao tema maior deste ciclo, a Mulher, haverá uma mesa-redonda, às 15h00 do mesmo dia, sobre “Mulheres portuguesas na música - 3 percursos”.
Maestro, compositor e clarinetista, Luís Carvalho distingue-se como um dos mais versáteis músicos portugueses da sua geração. Apresentou-se em recitais e concertos um pouco por todo o mundo (como clarinetista e maestro), muitas vezes estreando as suas próprias obras e de outros compositores contemporâneos portugueses e estrangeiros, várias das quais tendo-lhe sido expressamente dedicadas.
Doutorado em Música pela UA, foi galardoado em diversos concursos. Luís Carvalho dirigiu as mais importantes orquestras nacionais e participa em cerca de uma vintena de edições em CD, quer como clarinetista, maestro ou compositor, e em etiquetas como Numérica, Casa da Música, Afinaudio, Public Art e Molenaar.
A Orquestra Filarmonia das Beiras (OFB) é composta por 27 músicos de cordas, sopros e percussão de diversas nacionalidades e com uma média etária jovem e, desde 1999, é dirigida artisticamente pelo Maestro António Vassalo Lourenço. Norteada por princípios de promoção e desenvolvimento da cultura musical, através de ações de captação, formação e fidelização de públicos e de apoio na formação profissionalizante de jovens músicos, democratizando e descentralizando a oferta cultural, a OFB tem dado inúmeros concertos, além de desenvolver frequentes e constantes atividades pedagógicas (programas pedagógicos infantojuvenis, cursos internacionais vocais, instrumentais e de direção de orquestra, etc.). Também sob estes princípios, apresenta, desde 2006, produções de ópera diversas (infantil, de repertório ou portuguesa).