Este promete ser mais um fim de semana de escolhas difíceis. Há muito para ver e ouvir um pouco por toda a região.
Em Aveiro, mais concretamente no palco do GrETUA, acontece a primeira edição do VAGA – Festival de Música Inclassificável de Aveiro, com a participação de artistas tão difíceis de rotular como os argentinos Martin Minervini e Santi Lesca, a banda sérvia Skier and Yeti, o espanhol Lägrima, a portuense Azia ou os aveirenses Troll’s Toy – estes últimos são os nossos entrevistados desta semana.
Ainda por Aveiro, esta sexta-feira, às 21h30, Rita Redshoes regressa ao palco do Teatro Aveirense, desta vez, para a apresentação do seu mais recente álbum – “Lado Bom” –, um disco marcado pela experiência de ser mãe e pela “transformação de vida gigante” que a maternidade implicou na vida da autora.
No domingo, pelas 18h00, também no Teatro Aveirense, a Orquestra Filarmonia das Beiras e as Orquestras de Cordas e de Sopros do Departamento de Comunicação e Arte da UA, dirigidas pelo maestro Luís Carvalho, encerram a edição de 2021 dos Festivais de Outono. Serão apresentadas obras de Kaija Saahario, de Ottorino Respighi e de Maurice Ravel. A solista será a flautista Janete Santos.
No município de Ílhavo, o fim de semana também é rico em atividades culturais. “Apatia”, a segunda criação de Mariana Fonseca, a partir de um texto original da sua autoria, passa esta sexta-feira, às 21h30, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. Também esta sexta-feira (21h30), com repetição no sábado (15h30), será exibido o filme “Terra Nova”, com realização e argumento de Artur Ribeiro, no auditório do Museu Marítimo de Ílhavo.
Em Estarreja, este sábado, às 21h30, é apresentado o espetáculo “Válvula” – uma palestra-concerto a partir da história do Graffiti. Uma viagem ilustrada pelos desenhos ao vivo de António Jorge Gonçalves e ao som do hip hop de Flávio Almeida que acontece no palco do Cine-Teatro de Estarreja.
Albergaria-a-Velha vive mais uma edição do Dos Modos Nascem Coisas - Festival de Fazedores de Artes, organizado pela AlbergAR-TE associação cultural. Destaque para o concerto da Orquestra (in)Quieta, no sábado (21h30), no Cineteatro Alba.
Por Santa Maria da Feira, o Saint Dominic’s Gospel Choir, expoente máximo do gospel em Portugal, sobe ao palco do Cineteatro António Lamoso, no sábado, às 22h00, para um concerto intimista, protagonizado por 25 cantores, com a participação especial da feirense Rita Tavares.