Aveiro, em conjunto com a cidade de Rouen, integra o programa oficial da Temporada Cruzada Portugal - França 2022, que se inicia em fevereiro e se prolonga até outubro. Trata-se de um programa de cooperação que celebra a cultura e os laços que ligam os dois países e procura destacar a excelência de artistas, pensadores, cientistas e empresários.
O intento de desenhar um programa conjunto para a temporada teve origem no projeto CreArt | Rede de Cidades para a Criação Artística, do qual as duas cidades são parceiras, e na procura de estreitar a cooperação bilateral para áreas que vão além das artes visuais. Assim, o plano de atividades com ações a decorrer nas duas cidades em simultâneo inclui concertos, poesia e literatura, conferências sobre história e património cultural, apresentação de livros, encontros entre museus e residências artísticas em torno da cerâmica, estando prevista a presença em Aveiro da artista Laure Delamotte Legrand, no outono.
O momento inaugural da Temporada tem lugar em Rouen, a 25 de fevereiro com o concerto da Chapelle Corneille e Duo Electro/Fado de Lina Rodriguès Raul Refree. Já o encerramento decorre em Aveiro com um concerto da Orquestra Filarmonia das Beiras com a participação de músicos de Rouen.
Ainda integrado no programa está o projeto de “school-twinning”/ “geminação escolar” que envolve duas turmas da EB1 da Glória e alunos da École Pépinière Saint-Julien, com curadoria de David Alexandre Guéniot, artista francês a residir em Portugal, e a cooperação do Centre Photographique Rouen-Normandie. Em conjunto e ao longo do ano letivo 2021/2022, os alunos vão trabalhar as letras e a escrita a partir do desenho e do expecto gráfico, explorando as palavras, ganhando gosto pela leitura e percebendo a importância e a função de um livro. Simultaneamente, os alunos são despertos para os conceitos de cidadania e de diversidade cultural. O resultado terá a forma de uma publicação que congrega trabalhos das escolas das duas cidades.
A “Temporada Cruzada Portugal - França 2022” promove projetos de cooperação entre entidades dos dois países. No seu conjunto, este programa visa a dinamização cultural nos congéneres, potenciando a troca de experiências entre artistas e entidades. Em Portugal, a Temporada é coordenada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e o Ministério da Cultura através da GEPAC e em estreita relação com o Instituto Camões e a Embaixada de França.
* Créditos da foto: Afonso Ré Lau