No próximo fim de semana, dias 15 e 16 de janeiro, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) comemora o 9.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus, habitat que completa a história da Faina Maior. Boa parte da programação comemorativa é dedicada às famílias, mas há também tempo para a inauguração de duas novas exposições e para uma conversa sobre o impacto das alterações climáticas.
O 9.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus é mais uma oportunidade para conhecer melhor este fantástico animal, a espécie Gadus morhua, o bacalhau do Atlântico, considerado “o nosso bacalhau”, aquele que os portugueses pescam e consomem há vários séculos, destaca a instituição museológica ilhavense.
A comemoração arranca, no sábado, pelas 10h30, com “A Bebeteca BMI está no Aquário - leitura da história ‘Aquário’”, de Cynthia Alonso. Pelas 11h30, acontece a atividade Mergulhador por um dia, seguida, às 15h00, de “Sereias e Baleias - espetáculo de marionetas para bebés”. Pelas 17h00, acontece a apresentação do livro “Os Peixes que Fugiram da História”, de Maria João Freitas e, às 18h00, há a abertura da exposição “Heróis do Mar”, com visita-performance da associação Quinto Palco.
No domingo, o programa contempla, pelas 15h00, “Sereias e Baleias - espetáculo de marionetas para bebés”. Às 16h00, é inaugurada a exposição de fotografia “Peixografia”, de Vasco Pinhol, e, pelas 17h00, acontece a conversa “Impacto das alterações climáticas”, com João Miguel Dias (UA) e João Correira (FlySharks).
O programa comemorativo do 9.º aniversário do Aquário dos Bacalhaus é gratuito, mas devido aos constrangimentos de saúde pública todas as ações exigem inscrição prévia através do número 234 329 990 ou do endereço de e-mail visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.
O Aquário dos Bacalhaus do MMI, recorde-se, foi inaugurado em janeiro de 2013. Projetado pelo gabinete ARX Portugal, numa linguagem estética que sugere dinâmica e encantamento, o Aquário tem 3,2 metros de profundidade e capacidade para 120 metros cúbicos de água