AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Cineteatro Alba apresenta exposição sobre a crise dos refugiados na Grécia

Artes

A partir de 3 de fevereiro, o Cineteatro Alba terá patente a exposição “Grécia: O Purgatório Europeu” do fotojornalista Ricardo Lopes. A mostra apresenta-se como um portfólio fotográfico sobre alguns dos campos de refugiados e centros de acolhimento que o autor visitou e fotografou em 2016.

“Naqueles campos, sente-se o ciclo vicioso da História dos nossos tempos: a marca indelével da guerra, da perseguição, da garra de sobrevivência humana, mas também da perda de esperança”, escreve Ricardo Lopes. De acordo com as estatísticas do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em 2016 chegaram 177.234 pessoas às Grécia, fugindo da guerra, da perseguição, da morte a pairar no dia-a-dia e de uma vida sem esperança. São campos amontoados, sem privacidade, sem condições básicas de higiene ou segurança, sem alimentação adequada, que o fotojornalista encontra. Nos rostos, a tristeza de quem se sente rejeitado, embora haja sempre a esperança de um futuro melhor. Pois, regressar, não parece ser uma opção”, é referido na sinopse da mostra.

Ricardo Lopes nasceu em Lisboa em 1990. Formou-se em Fotojornalismo pelo Cenjor – Centro de Formação Profissional para Jornalistas em 2017. No mesmo ano, começou a colaborar com o Global Media Group, publicando o seu trabalho nos jornais nacionais dos grupos, nomeadamente: Diário de Notícias, Jornal de Notícias e TSF Online. É colaborador do jornal Público, cobrindo temas como política, economia, ambiente, cultura, arte e viagens para as edições diárias e suplementos semanais do jornal.

Embora o fluxo de refugiados e migrantes a chegarem à Grécia tenha diminuído bastante nos últimos anos – em 2021, foram menos de 9000 pessoas a chegarem ao país de acordo com dados da ACNUR – a crise migratória ainda não acabou e deve continuar a merecer a atenção de todos.

A exposição “Grécia: O Purgatório Europeu” pode ser visitada durante o horário normal de funcionamento do Cineteatro Alba até ao final de fevereiro. Ela insere-se na estratégia de sensibilização sobre a temática dos refugiados, promovida pelo CLDS 4G Albergaria IntegraT.

Agueda Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.