A Câmara Municipal de Aveiro lança esta quinta-feira, às 18h30, um livro que celebra os 140 anos do Teatro Aveirense. A sessão terá lugar no Salão Nobre do Teatro Aveirense, com a presença do presidente da autarquia.
Com design e conceção editorial de Andrew Howard, a publicação faz uma revisão da história desta instituição, com uma abordagem que se destaca pela sua vertente visual, e propõe uma leitura transversal sobre este equipamento e a sua relevância cultural, sociológica e patrimonial.
Tendo por título “Cento e quarenta anos do Teatro Aveirense”, a publicação conta com perto de 500 páginas e tem como um dos seus principais atrativos a divulgação de dezenas de peças do vasto arquivo do Teatro Aveirense. São materiais que datam desde a sua fundação e se estendem pelas décadas posteriores, compreendendo programas, cartazes, bilhetes, títulos de ações, livros-mestres, anúncios publicitários, plantas arquitetónicas e fotografias, entre outros exemplos, num trajeto visual que revela a vida intensa do teatro ao longo dos tempos.
A obra compreende textos de Andrew Howard, António Costa Valente, Judite Lopes e Luis Tavares Pereira, em capítulos dedicados às áreas do património gráfico, do cinema, do teatro e da arquitetura, respetivamente. São diferentes perspetivas sobre uma mesma história, num objeto que procura, também, marcar o lugar do Teatro Aveirense nos dias de hoje e lançar as bases para o seu futuro.