No último sábado de fevereiro, dia 26, o Museu Marítimo de Ílhavo oferece um programa especial para crianças, jovens e famílias. Há oficinas e uma visita especial que aliam aprendizagem e diversão. As inscrições são gratuitas.
Uma visita especial à exposição de D. Júlio Tavares Rebimbas e a oficina para famílias “Pelos olhos do bacalhau” são os destaques do “Tanto Mar” do dia 26 fevereiro.
No Centro de Religiosidade Marítima, abrem-se as portas à memória de D. Júlio Tavares Rebimbas, prior em Ílhavo durante 16 anos, Bispo e Arcebispo nas Dioceses do Algarve (1965), Lisboa (1972), Viana do Castelo (1977) e Porto (1982). Já no Museu Marítimo, os visitantes são desafiados a contar histórias através da exposição “Peixografia”.
A oficina “Cabos à escala”, promovida pela TEAM - Truques & Engenhocas Associação de Modelismo, ensina a fazer cabos de modelismo à mão. Na oficina “Nós com arte”, Nuno Machado ensina jovens maiores de 16 anos a fazer nós de marinheiro, através de estratégias para construção das relações entre o olhar, o ver e o fazer.
A Associação Quinto Palco traz iniciativas para maiores de 9 anos, baseadas no livro “Heróis do mar”. Anabela Mateus e Paula Gomes conduzem a oficina de Expressão Dramática e Sara Barradas desafia os participantes a descobrir o mar, numa oficina de ilustração baseada no livro com imagens da sua autoria.
As inscrições para as atividades do “Tanto Mar” são gratuitas e podem realizar-se através do número de telefone - 234 329 990, ou por endereço de e-mail - visitas.mmi@cm-ilhavo.pt.