No âmbito do programa das comemorações do Feriado Municipal de Aveiro, o Museu da Cidade e o Museu Arte Nova acolhem, a partir deste sábado, duas novas exposições. No primeiro é inaugurada a exposição “O Fotógrafo que amou Aveiro. António Campos Graça”.
Desenhada em quatro temas, a exposição expõe trabalhos fotográficos da autoria de António Campos Graça e de outros fotógrafos que integravam a sua coleção, mas também, filatelia da sua coleção pessoal.“O Fotógrafo que Amou Aveiro” é a primeira edição dedicada a António Campos Graça, fotógrafo amador que vai integrar verdadeiros documentos que testemunham a evolução de Aveiro através da imagem muito conjugada com um universo imenso de informação que lhe está associada através das notas manuscritas que em quase todas as fotografias se encontra.A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.
Já o Museu Arte Nova vai receber a exposição “Natureza e Arte Nova. Um Herbário nas Ruas de Aveiro”.A mostra, desenvolvida em parceria com o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, conduziu à identificação das espécies botânicas representadas nos edifícios e descobriu-se uma vertente fascinante da corrente Arte Nova aveirense, pela diversidade e quantidade de espécies botânicas representadas e pelos seus atributos simbólicos, que permitem uma nova leitura destes edifícios.
A exposição irá permitir a exploração de elementos decorativos na arquitetura, recorrendo à utilização da pedra esculpida, do ferro forjado e dos azulejos, para transformar as fachadas dos edifícios em verdadeiros “jardins verticais”, onde o tema principal é a Natureza.