O município de Ílhavo recebe, este fim de semana, a apresentação do novo disco de Márcia e oficinas de compostagem e ilustração no Planteia.
Márcia é seguramente um dos talentos maiores da composição em língua portuguesa. Os seus discos são a prova maior disso e acaba de lançar “Picos e Vales, o seu quinto disco. O início deu-se com o EP “A Pele que Há em Mim”, a que seguiram “Dá”, “Casulo”, “Quarto Crescente” e “Vai e Vem”, com que conquistou o prémio José da Ponte da Sociedade Portuguesa de Autores. Também recentemente, lançou o seu primeiro livro, "As estradas são para ir", uma combinação de ilustrações feitas pela artista e uma partilha de canções, crónicas e pensamentos. Atualmente, a cantautora apresenta um espetáculo impactante em que as suas canções são pautadas por uma narrativa de luz muito personalizada. Surge com novo álbum e com duas coisas podemos contar, já estamos habituados: ternura e verdade. Em "Picos e Vales", expõe a sua fé, os seus medos, a sua vulnerabilidade e força.
O concerto acontece na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, este sábado, 28, às 21h30 e marca o regresso de Márcia ao município de Ílhavo, onde tinha estado pela última vez no Festival Rádio Faneca, em 2016.
Compostagem sem jardim e oficina de ilustração no Planteia
Este é um fim-de-semana de oficinas no Planteia, o jardim da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo. No sábado, a partir das 10:30, Mónica Monteiro orienta a oficina “Compostagem sem jardim”. Mónica já se interessa por compostagem há muitos anos, mas passar da teoria à ação nem sempre é fácil. Foi com o marido que construiu o primeiro compostor no jardim e foi a partir daí que passou a construir outro tipo de compostores. Atualmente, faz parte do movimento Aveiro a Compostar. Nesta oficina, Mónica vai levar ao Planteia os seus compostores mais recentes para que os participantes possam sentir (ver, tocar, cheirar) e tirar todas as dúvidas sobre como funciona a compostagem sem jardim.
Já no domingo, também a partir das 10h30, a ilustradora Helena Zália orienta uma oficina de ilustração em que os participantes poderão criar um livro-objeto sobre o processo de renascimento do espaço e a capacidade de regeneração da natureza.
As oficinas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do email mediacao.23milhas@cm-ilhavo.pt.
Estreia de “O Grande Sousini”
Inserido no programa da Milha, festa da música e dos músicos de Ílhavo, que criou a PRAIA, plataforma de divulgação, promoção e programação de artistas ilhavenses, a Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré acolhe esta sexta-feira a estreia do espetáculo “O Grande Sousini”, de Gerson Batista.
Sousini é um compositor e pianista cansado da busca por inspiração, que possui uma caixa onde esconde um segredo que pode mudar o mundo. Simultaneamente, é constantemente perseguido e abordado pela sua sombra, que ganhou vida e que lhe fala por detrás de um espelho. A música e os textos são de Gerson Batista, a interpretação de Tiago Matos e Gerson Batista.O concerto arranca às 21h30.