AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Renato Cruz Santos desvenda os pátios e jardins do centro histórico de Ílhavo

Artes

Há já algumas semanas que o artista Renato Cruz Santos anda a tocar a várias campainhas do centro histórico de Ílhavo. Chega com aviso prévio e um propósito muito bem definido: descobrir e fotografar os pátios e jardins das casas que preenchem as ruas estreitas e os becos daquela zona da cidade. Renato Cruz Santos está a dar forma ao projeto de comunidade “Vem pelo jardim”, que integra a edição deste ano do Festival Rádio Faneca, agendado para os próximos dias 9, 10, 11 e 12 de junho.

A Aveiro Mag acompanhou-o numa das suas incursões pelos pátios e jardins das casas ilhavenses, captando a essência do projeto que irá ser dado a conhecer ao público durante o festival. Estamos em plena Rua Arcebispo Pereira Bilhano, conhecida como Rua Direita, na casa de Conceição e António José Fernandes, repetentes nestes projetos de comunidade do Rádio Faneca. “Participámos no Casa Aberta e gostámos. Recebemos pessoas que não conhecíamos de lado nenhum, mas gostei desse risco”, confessa António José.

No pátio da sua casa, a família Fernandes tem já a mesa posta para receber Renato Cruz Santos e a equipa do 23 Milhas que o acompanha. Chá, café, pão, queijo e biscoitos, para entreter o estômago naquelas horas que antecedem o jantar. Enquanto petiscamos, Renato observa o espaço.

“Primeiro olho, tento perceber que espaços as pessoas ocupam no exterior e como expõem os objetos no jardim. Procuro fotografar os espaços que tem intervenção humana discreta”, conta. Acima de tudo, Renato Cruz Santos diz que precisa de “sentir o espaço”. “Já houve jardins em que precisei de menos tempo, outros preciso voltar lá”, testemunha.

O resultado deste périplo pelos pátios e jardins do centro histórico de Ílhavo irá ser dado a conhecer, em forma de exposição, no festival, estimando-se que possa vir a ser editada, também, uma publicação. Para aqueles que quiserem vivenciar o “Vem pelo jardim”, também haverá, durante o Rádio Faneca, um percurso pelas casas, convidando as pessoas a entrar em algumas casas e conhecer os seus pátios e jardins.

Além desde projeto, o Rádio Faneca contará com duas dezenas de concertos, jogos e atividades para as famílias e a rádio, que é também um palco, e que funciona durante todo o festival.

Marta Ren e os Funk You Brass Band, Fogo Fogo, Lavoisier, Rita Red Shoes, Sal, Castello Branco, Expresso Transantlântico e Criatura asseguram os concertos das noites dos dias 9, 10 e 11, que terminam com os djs sets de Samuel Úria e Bunny O’Williams, Brandos Costumes e Jero. Nos concertos dos becos, que acontecem ao longo das tardes do festival, atuam Equinócio, Aníbal Zola, Bia Maria, Galo Cant’Às Duas, Moses Christopher e Jorge da Rocha.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.