De 10 a 12 de junho, sexta-feira a domingo, a Câmara Municipal de Aveiro promove a comemoração da Festa Arte Nova, cujo Dia Mundial se celebra a 10 de junho, com a realização de várias atividades. Aveiro é cidade Arte Nova portuguesa de referência e, por isso, o seu Museu Arte Nova terá entradas gratuitas nos três dias (10 a 12 de junho).
Destinada ao público em geral, a Festa Arte Nova com o tema “A Grafia da Natureza – A descoberta das letras no movimento Arte Nova aveirense”, terá participação gratuita e o ponto de partida será o Museu Arte Nova.Nos três dias serão desenvolvidas visitas guiadas e orientadas para aprofundar conhecimento, um atelier educativo para crianças e famílias que dará o mote a inspiração para as intervenções artísticas.
Junto ao Museu Arte Nova estará disponível uma Máquina Fotográfica antiga para que todos os visitantes possam tirar um retrato como antigamente. Fotografia “À la minute – A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo”.
Será igualmente promovida uma visita orientada “A Grafia da Natureza” que irá contextualizar o movimento Arte Nova e as suas manifestações em Aveiro, através de um roteiro pelas fachadas criadas no âmbito desta corrente artística, mas que terá ênfase na utilização de fontes tipográficas Arte Nova nos edifícios aveirenses. Atividade limitada a 25 participantes por ordem de chegada.
Às 15h00, decorrerá um atelier infantil (crianças a partir dos 6 anos até 20 participantes por ordem de chegada) “Deambular pelas letras” por uma seleção de edifícios Arte Nova de Aveiro que contêm inscrições. Em cada um vamos ter que descobrir as letras e fazer algumas atividades. Há uma letra que precisa de ser completada, outra perdeu a cor, outra está mesmo a pedir para ser decorada.
Nos dias 10 e 11 de junho, às 19h00, terá lugar a visita dançada "O meu Jardim", performance por Patrick Murys e Rómulo Neagu. Julieta a Dona do espaço convida a entrar no Museu Arte Nova e deixarem-se levar por dois guias a descobrir histórias cruzadas feitas de danças, palavras, imagem a procura duma unidade nessas diferentes artes.
Esta é uma ação com lotação limitada a 20 participantes e que se realiza no âmbito do projeto “Descobrir e Experienciar Novos Territórios” do Programa Operacional Regional do Centro 2014 – 2020 – Programação Cultural em Rede, parceria estratégica dinamizada pelas Câmaras Municipais de Aveiro, Estarreja e Covilhã.