Aqui estamos, prestes a viver mais um fim de semana de homenagem à Ria de Aveiro. O Ria de Aveiro Weekend promete marcar a agenda dos próximos dias, mas há muito mais para ver e ouvir.
Começando por Aveiro, este sábado (21h30), o Teatro Aveirense recebe “Turismo”, de Tiago Correia, uma peça que teve na gentrificação, na especulação imobiliária e no fluxo turístico desregrado – fenómenos que afetam cada vez mais comunidades em Portugal e no sul da Europa – os grandes impulsos para a sua criação.
Ainda por Aveiro e também no sábado, há Artes no Canal ao longo do Cais do Côjo e até ao Cais da Fonte Nova, das 9h30 às 17h00.
O Festim 2022 despede-se esta semana, com Hermeto Pascoal & Grupo e Mário Lúcio & Os Kriols com Nancy Vieira. Hermeto Pascoal estará em Ílhavo (esta sexta) e Estarreja (sábado). Já o cabo-verdiano Mário Lúcio atua esta sexta, no Cineteatro Alba e, no sábado, no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo.
Por Ovar, sábado é dia de FESTA. O evento que promove o encontro e exalta os Sons da Lusofonia está de volta ao pulmão verde da cidade de Ovar, com grandes concertos, projetos de envolvimento da comunidade, momentos de animação para famílias, projetos deambulantes, oficinas e jogos. Pelas 19 horas, no Palco Verde, todos são convidados a ouvir Fogo Fogo, uma experiência energética que combina os sons e ritmos de Cabo Verde e Portugal. Destaque, também, para a atuação de Dino D´Santiago, acompanhado pela Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo Maestro António Vassalo Lourenço, com arranjos de João Martins. Considerado um dos melhores artistas masculinos da atualidade, o concerto de Dino D’Santiago começa às 21h30.
Por Oliveira do Bairro, mais concretamente na ExpoBairrada, vão estar Blaya (sexta-feira, às 21h30), Calema (sábado, às 21h30) e Jorge Guerreiro (domingo, às 19h30). Os bilhetes custam 1 euro.
A escolha é sua. Bom fim de semana.