A câmara municipal de Aveiro faz “um balanço extremamente positivo” do Festival dos Canais, que terminou no passado domingo, dia 24 de julho. "O evento envolveu 130 propostas com, aproximadamente, 400 artistas de 16 países, em 25 locais da cidade, tendo a adesão do público sido expressiva, em todos os sete dias do evento", nota a organização. "Os espectadores – locais e visitantes -, preencheram os diversos recintos para assistir a espetáculos e iniciativas de várias áreas artísticas e visitaram as instalações e a exposição que o Festival promoveu", acrescentam.
Para Ribau Esteves, esta edição do Festival dos Canais “foi um sucesso”. “A qualidade artística dos projetos, a envolvência de um número significativo de estruturas culturais e artistas de Aveiro e a forte adesão do público assim como o crescimento visível de turistas e de visitantes que procuraram Aveiro a propósito da realização do festival, reforçam a aposta na realização deste evento e na estratégica cultural como essencial para o desenvolvimento do território, para a sua capacitação e para a afirmação de Aveiro como um destino de excelência ao nível do turismo cultural”, entende o presidente da câmara.
Parcerias internacionais e eventos únicos
Destaque desta edição foi a presença de artistas bascos, em resultado da parceria estabelecida com o Governo do País Basco, que proporcionou a atuação de várias companhias desta região espanhola, convidada do festival. Esta vinda a Aveiro serviu, não só, para reafirmar o apoio à candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 por parte da rede de festivais do País Basco, como permitiu que esta delegação se encontrasse num pitching muito participado com vários agentes das artes de rua da região de Aveiro e de Portugal para o estabelecimento de futuras parcerias e colaborações.
Também fruto de parcerias internacionais, sublinhe-se a apresentação da exposição Magic Carpets Landed, um projeto que envolveu 15 países da Europa com artistas de diversos nacionalidades e que abriu Kaunas 2022 – Capital Europeia da Cultura. De igual forma, a vinda do coletivo Obras Akrobad resultou do estabelecimento de parcerias internacionais, desta feita com o Wallz – Street Art Festival, numa colaboração entre Aveiro 2027 – Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura e Pilsen 2015 – Capital Europeia da Cultura.
O Festival dos Canais pôde ainda contar com companhias e artistas internacionais como Cie. Transe Express, Nova Galega de Danza, Cia. D’es Tro, Mouawad Laurier e Mykalle Bielinski, entre outros, que se juntaram a nomes nacionais como AGIR, Camané, Noiserv, Mirror People, Companhia do Mar, Lara Pereira e Jorge Louraço Figueira, por exemplo, sem esquecer dois concertos únicos: Aurea, Carolina Deslandes e Rita Redshoes com a Banda Sinfónica de Aveiro – Banda Amizade e Moonshiners com The Legendary Tigerman, Fanfarra Káustika e O Gajo.
Festival dos Canais 2023 já mexe
"A edição do Festival dos Canais de 2023 está já a ser preparada e promete muitas novidades, novas parcerias internacionais com alguns dos mais relevantes festivais a nível europeu, a descoberta de novos spots da cidade para a fruição da sua programação e maior envolvimento da comunidade e do setor cultural e artístico de Aveiro", assegura a autarquia, em comunicado. A edição de 2023 voltará a ter cinco dias consecutivos, estando marcada para os dias 12 a 16 de julho.