“A Palhaça no Mundo, o Mundo na Palhaça” é o mote do MOUVA deste sábado, dia 6 de agosto. A diversidade cultural da vila e do concelho será celebrada na Praça de São Pedro, com uma pequena mostra gastronómica, um concerto do aveirense Freddy Strings e uma sessão de cinema ao ar livre.
A edição de agosto do MOUVA | Mercado de Objetos Usados, Víveres e Artesanato vai ter (literalmente) um sabor especial. Acontece num sábado, estende-se das 16 às 23 horas e pretende estimular o intercâmbio de diferentes gerações de locais e de migrantes de várias origens e destinos, com o mercado, a gastronomia, a música e o cinema como desbloqueadores de conversa.
“Vamos celebrar as nossas diferenças e semelhanças na Praça!”, eis o repto lançado pelos Amigos do MOUVA, um grupo informal de voluntários da Palhaça, Bustos e Nariz que organizam o evento neste ano desde abril, a cada primeiro domingo de cada mês, na Praça de São Pedro. Na preparação desta edição especial têm contado com o apoio de cidadãos de origem venezuelana, paquistanesa, iraquiana e ucraniana para traduzir algum material informativo e promocional do português para os seus idiomas.
Um MOUVA igual e diferente
Afinal, o que aproxima esta edição das anteriores de 2022? As bancas com peças de artesanato, objetos em segunda mão e produtos agrícolas, o estilo descontraído dos vendedores e a gratuitidade da inscrição.O que vai ser diferente? O dia da semana e o horário do certame, além da venda de comes e bebes de vários cantos do mundo, a presença de migrantes do concelho e o apoio de bar dos cafés circundantes que aderiram à causa.
Quanto à programação, o destaque vai para uma viagem de sabores e fragrâncias que se espera enriquecedora e diversa. Uma espécie de “tapas do mundo” (gratuita), está marcada para as 20 horas no passeio em direção ao café Rio Caribe. A organização prefere chamar-lhe “partilha intercultural” emtorno de uma mesa recheada de iguarias e bebidas. Há, para já, confirmadas representações de Portugal (bolinhos de bacalhau e broa), Ucrânia (um caldo borsch), Paquistão (a bebida rooh afza), Venezuela (chicha e empanadas) e China (arroz xau xau).
Os Amigos do MOUVA desafiam ainda pessoas portuguesas e de outras paragens a trazerem a esta mesa um doce, um salgado ou uma bebida tradicional para partilharem com os presentes.
Após o jantar, o núcleo da paróquia da Palhaça envolvido na organização da Jornada Mundial da Juventude 2023 vai falar na rubrica “Conversas soltas” sobre as condições de acolhimento voluntário de crentes estrangeiros no próximo ano na Palhaça e arredores e sobre experiências de participantes palhacenses em edições passadas.
Um jogo, um concerto, uma exposição e cinco curtas-metragens
Os primeiros pontos de interesse desta edição, além do mercado, serão a exposição multimédia “Diversidades”, cedida pela Câmara Municipal deOliveira do Bairro ao MOUVA (patente nas janelas do Coreto das 16h às 23h) e um jogo de roda à volta de provérbios, palavras e tradições comuns a vários países (logo às 17h30).
Segue-se o concerto do cantautor Freddy Strings (na foto), de Aveiro, que vem à Praça Intercultural cantar e tocar à guitarra originais (“Leonor”, entre eles) e algumas versões de artistas do Brasil, de Portugal, de Cabo Verde e da Jamaica (Mayra Andrade, Caetano Veloso, Seu Jorge, etc.).
Mesmo a fechar o dia, pelas 22h00, no jardim, arranca uma sessão de cinema ao ar livre do projeto em rede CineClub Bairrada, com "O Imigrante", uma curta-metragem do mestre Charles Chaplin. Seguem-se os mini-documentários “Mãos na Terra”, “O Senhor Óscar das Bicicletas” e “O Professor”. A edição especial de agosto do MOUVA fechará com chave de ouro com a exibição da curta-metragem “Lugares de Outrora – Freguesia da Palhaça”, da autoria da produtora Química Criativa para a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.