O fadista Camané e a cantautora Rita Vian são os destaques da programação deste fim-de-semana no 23 Milhas, projeto cultural do município de Ílhavo.
Depois de um adiamento, devido à pandemia, do concerto marcado para abril deste ano, Camané atua finalmente esta sexta-feira, dia 9 de setembro, na Casa da Cultura de Ílhavo, onde apresenta “Horas Vazias”. Neste trabalho, “a voz de Camané enriqueceu-se, aperfeiçoou-se, tornou-se mais solta, mas também mais funda”. Um disco em que Camané canta os poemas e canções de poetas e cantautores portugueses.
No domingo, Rita Vian é a segunda de quatro cantautoras do ciclo Cânticos das Sereias, que desafia vozes femininas a apresentar os seus novos discos, entre o fado, a eletrónica, a música de intervenção e a indie pop, nos finais de tarde dos domingos de setembro.
Rita Vian trabalha a sua voz e composição num espetro amplo entre a eletrónica e a tradição. O fado é um capítulo muito importante na sua expressão artística, mas a música urbana é a outra face de alguém que dá a cara. Os caminhos de Rita Vian são tão inesperados como arrebatadores. “CAOS'A” é o título do seu novo EP de cinco temas, que conta com a produção de Branko e tem como single "Trago". Rita Vian canta à procura de alguma coisa, põe ritmo na deceção, mas não esconde as borboletas no estômago.
Ainda no domingo, nota para a oficina Texturas do Planteia, a que se juntam os Jogos Ganhar Futuro, dos Jogos do Hélder, inserida nas atividades para a família que acontecem quinzenalmente naquele espaço da Praça da Casa da Cultura de Ílhavo. A oficina, que é gratuita, desafia as famílias a explorar as texturas que existem no Planteia, descobrindo como as suas folhas, flores e cores se podem refletir num objeto artístico construído a partir de papel e barro. Mais informações em 23milhas.pt.