O GrETUA acaba de lançar a sua programação para o quadrimestre final de 2002. “Será um quadrimestre condicionado porque o grupo não tem respostas concretas de quando o seu espaço será intervencionado, pelo que a quantidade de programação foi substancialmente reduzida, de forma a poder ser levada a cabo em espaços alternativos, caso se venha a confirmar a interdição do coração da cultura alternativa aveirense”, anuncia a direção, em comunicado.
Ainda assim, o grupo vai acolher mundo suficiente: desde a banda eletrónica Brasileira Noporn, ao cruzamento entre o underground de Bruxelas e a força do Burkina Faso Avalanche Kaito, passando pelo clubbing israelita de Beatfoot, havendo ainda espaço para subirem ao palco várias propostas de jovens promessas portuguesas: Ana Lua Caiano, Bang Avenue e Melífluo. Surma e Sensible Soccers já são uma certeza e chegarão em dezembro com os seus novos discos.
Na dança, lugar para a criação da também jovem promessa luso-brasileira Magnum Soares com o espetáculo “Raízes”, enquanto no teatro o coletivo fecha-se em casa com os nomes já conhecidos de Nuno dos Reis, Teresa Queirós e João Tarrafa, que farão voz de textos do autor e diretor artístico Bruno dos Reis, bem como do estreante David Calão.
O espetáculo “Na Relva Esfola Menos”, que se realizou no Estádio Municipal de Aveiro em julho passado, também voltará a ter mais três apresentações.
Ainda na área do teatro, os jovens aveirenses trazem à cidade vários formadores para a nova edição do seu curso de formação, de entre os quais se destacam os nomes do palhaço Rui Paixão e da cenógrafa e bailarina Ana Gormicho.
Para a rubrica À Boca de Cena, convidaram os criadores Diana Sá, Bruno Martins e Manuel Tur e quanto à rubrica da galeria “Ao Vidro” ficará suspensa por tempo indeterminado.
Para o calendário completo, bilhetes e reservas, o grupo sugere a visita às suas redes digitais ou ao www.gretua.pt