Este sábado, 1 de outubro, comemora-se o Dia Internacional da Música. Embora celebre, através da intensidade da sua programação, a música com regularidade, o 23 Milhas, projeto cultural do Município de Ílhavo, assinala a data com dois momentos que acontecem no domingo, 2 de outubro: o espetáculo “Gestos Invisíveis”, da Sonoscopia, e a inauguração da instalação “C_Vib”, de Yola Pinto e Simão Costa.
No espetáculo “Gestos Invisíveis”, o som mexe, é gesticulado, tendo um impacto mais que sonoro. Partindo da invisibilidade do gesto eletrónico como elemento de exploração musical e cénica, este é um exercício que une Gustavo Santos, da Sonoscopia, a João Dias e Miquel Bernat do Drumming GP. Nesta peça, com o apoio da Orquestra de Jazz de Matosinhos, cruzam-se perspetivas musicais que têm como ponto comum a experimentação e que renovam as linguagens das vanguardas musicais, dando origem a um novo lugar em que a música não é, necessariamente, apenas, ouvida. Que gestos são os dos sons? Como os sentimos e percebemos?
Já a instalação interativa “C_VIB”, partindo da mesma premissa da sensação física do som, é composta por quatro esculturas sonoras e é um convite à contemplação. O público é desafiado a, mais que ouvir, ver e tocar o som, numa abordagem em que o corpo é chamado, no seu todo, para descodificar o espaço sonoro criado por cada uma das peças. Esta instalação, na Casa da Cultura de Ílhavo, culmina no espetáculo com o mesmo nome, no dia 29 de outubro, às 21h30.
O espetáculo “Gestos invisíveis” é este domingo, 2 de outubro, às 16h00, na Casa da Cultura. A inauguração da instalação “C_Vib” é logo a seguir, às 17h00. Mais informações em 23milhas.pt.