Com o fim de semana à porta, a Aveiro Mag apresenta-lhe as habituais sugestões culturais.
Começamos por Estarreja, onde decorre a 17.ª edição do Estarrejazz. Esta sexta-feira (21h30), o palco do Cine-Teatro irá estar por conta de Miguel Valente Quarteto, que promete ser uma força ascendente no panorama da nova geração do jazz português. No dia seguinte, o guitarrista e compositor Daniel Neto, ao lado de Johannes Krieger (trompete), Rui Bandeira (trombone), Gil Gonçalves (tuba), Francisco Brito (contrabaixo) e Paulo Bandeira (bateria), dá o mote para um concerto baseado num jogo de liberdade e precisão, partindo de uma multiplicidade de referências na raiz do jazz, blues, free jazz, rock, música erudita e noutros estilos baseados na improvisação.
Em Aveiro, mais concretamente no Teatro Aveirense, a noite deste sábado (21h30) também fica marcada pela música. A Arte no Tempo traz à sala de espetáculos da cidade o Plus Minus Ensemble, para um programa eclético com obras de compositores de diferentes nacionalidades, ao qual se associa mais um Tubo de Ensaio - o encontro de músicos e compositores portugueses com os músicos do agrupamento convidado.
Em Águeda, estes dias são marcados pela 21ª edição do Festival O Gesto Orelhudo. Pelo CAA – Centro de Artes de Águeda passam, esta sexta-feira, The Chipolatas (Reino Unido) e Graeme Pulleyn, que apresenta “AoMAR”. Para sábado, último dia do festival, estão reservados os espetáculos Orquesta ReuSónica Trío (Catalunha, Espanha) e a estreia de “Coletânea Estefânia”, a nova criação d’Orfeu AC, sequela do Reportório Osório.
Por Ovar, este sábado (21h30), no Museu Júlio Dinis, Ivo Pinho apresenta “Ressonâncias”, um concerto de clarinete a solo.
Destaque, também, para o FIMUV – Festival Internacional de Música de Paços de Brandão, que nos propõe uma estreia absoluta. Gente da comunidade, jovens institucionalizados e pessoas com experiência em doença mental dão corpo a um singular espetáculo de dança, ‘Singular Margem’, que estreia este domingo, às 17h00, nas margens do rio Cáster (junto à Casa do Moinho), em Santa Maria da Feira.