Para celebrar o Dia Nacional do Mar, que se assinala a 16 de novembro, o Museu Marítimo de Ílhavo preparou um programa especial, destinado a vários públicos, e que vai decorrer de 18 a 20 de novembro.
O dia 19, a partir das 17 horas, tem momentos de destaque desta edição. Museu Marítimo de Ílhavo apresenta a 10ª edição da revista ARGOS, com o tema “Ártico e Atlântico Norte: Território, Cultura e Sustentabilidade”. Pouco depois, Dóris Santos apresenta o seu livro “Arte, Museus e Memória – A imagem marítima da Nazaré”, que resulta da sua tese de doutoramento, premiada com o 5º “Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras”, em 2021. Ainda neste dia, decorre a inauguração da nova exposição temporária “Memórias da Arte Xávega”, de António Marques Leitão.
Os mais novos também têm espaço no programa. A 19 de novembro, às 10h30, a Biblioteca Municipal de Ílhavo traz ao Museu Marítimo de Ílhavo a Bebeteca, com a história “Onda”. Já a 18, pelas 21h00, a oficina “Auroras Boreais”, destinada a famílias com crianças dos 4 aos 11 anos, convida os participantes a refletirem sobre as alterações climáticas e a conservação dos habitats. Com o mesmo tema, mas a 20 de novembro, a associação WeTumTum repõe a performance “Há Mar!”, destinada a bebés dos 3 meses aos 5 anos, onde se experimentam diferentes ambientes marinhos. O espetáculo tem duas sessões, às 10h00 e às 11h30.
Em simultâneo com as comemorações do Dia Nacional do Mar, decorre o “Mar Film Festival” no Museu Marítimo de ílhavo. Estes dois eventos cruzam-se através da “Secção especial: Centenário António Campos”.