A artista Surma, que acaba de lançar um novo disco, "alla", vai dar um concerto em Aveiro, mais concretamente no GrETUA, esta sexta-feira (22h00), 16 dezembro. O espetáculo insere-se na digressão de apresentação deste que é o seu segundo longa-duração. O último espectáculo da tournée acontece no dia seguinte, em Lisboa, na Culturgest.
Depois da estreia em 2017, com "Antwerpen", mais de 250 concertos em 18 países e muitas colaborações, a compositora, multi instrumentista e produtora de Leiria expõe a sua vulnerabilidade e estabelece a sua identidade artística através de 11 novas canções.
O primeiro avanço de "alla", o single "Islet" (vídeo), reflecte da melhor forma a mensagem que o disco transmite para todos e todas que se descobrem mais ou menos desalinhados com as normas e estereótipos impostos coletivamente. No fundo, "alla" é uma viagem autobiográfica que pode bem ser a de tantos e tantas. E a acompanhar Débora Umbelino aka Surma nesse trajecto está um elenco de convidados de luxo: Ana Deus, Angélica Salvi, Cabrita, Ecstasya, Joana Guerra, João Hasselberg, noiserv, Pedro Melo Alves, Rui Gaspar (produtor do álbum), Selma Uamusse e Victor Torpedo.
Ao vivo, além da aposta na cenografia e na performance, a artista assume uma nova persona e surge agora acompanhada pelos músicos João Hasselberg (contrabaixo e baixo eléctrico) e Pedro Melo Alves (bateria e percussão), como vai acontecer em Aveiro, no GrETUA.
Refira-se, ainda, que Surma acabou de ser confirmada para a edição de 2023 do festival norte-americano South By Southwest (SxSW), que se realiza anualmente, desde 1997, em Austin, no estado do Texas. É o maior showcase festival do mundo e engloba também uma conferência que reúne mais de 42.000 profissionais do sector de todo o mundo. A edição de 2023 decorre entre 13 e 18 de março.