O município de Aveiro acaba de lançar duas “open calls” para residência e criação artística em dois eventos que vão acontecer na cidade durante o último trimestre de 2019: o festival “Prisma” e o “CreArt”. Os desafios são lançados a artistas nacionais, estando já a decorrer a fase de candidatura.
Em relação ao “Prisma”, a convocatória, com a curadoria da “ARTshifters”, é destinada a artistas nacionais nas áreas das artes visuais, design, animação ou instalação interativa digital. Os artistas irão trabalhar na “VIC // Aveiro Artshouse” para produzir uma obra de arte, física ou digital, que recrie a identidade tradicional de Aveiro, tendo em conta a sua posição e projeção na Europa.
A obra irá ser apresentada no novo evento, denominado Prisma – Art Light Tech, que se estreará na cidade nos dias 11 e 12 de outubro, assumindo a luz como o seu elemento central.
As candidaturas decorrem até ao próximo dia 8 de setembro e podem ser formalizadas através do e-mail vic@aveiroartshouse.com.
Já para o projeto CreArt 2 – Rede de Cidades para a Criação Artística - está aberta a “open call” para uma residência artística que contará com a participação de três artistas visuais provenientes das cidades parceiras do projeto.
A curadoria caberá a Madina Zinganshina, (artista residente em Aveiro), curadora independente e promotora do projeto Art-Map, cuja edição piloto foi organizada com o Museu da Cidade de Aveiro.
Para mais informações e inscrições pode aceder ao website do projeto.
* Foto de capa: Nik MacMillan/Unsplash