Com curadoria do artista visual aveirense Tiago Margaça, é inaugurada esta segunda-feira, dia 27 de Fevereiro, a exposição de pintura a óleo do britânico Tom Evans, que está atualmente a desenvolver uma residência artística na VIC // Aveiro Arts House. Com inauguração prevista para as 18h30, a exposição estará patente até dia 2 de Março no Conservatório de Música de Aveiro de Calouste Gulbenkian, e contará com a presença do artista visual de nacionalidade inglesa.
Pouco depois de se ter graduado em Belas Artes - Pintura pelo Chelsea College of Art, em 2001 Tom Evans foi o artista mais jovem a apresentar-se na Royal Academy Summer Exhibition, em Londres. Após uma interrupção de quase 15 anos, retomou a prática artística há cerca de cinco anos atrás, de volta ao Reino Unido após ter residido em Madrid.
Durante este período foi recuperando gradualmente a técnica da pintura, tendo concluído no ano passado uma pós-graduação online em Desenho pela Royal Drawing School, tendo-se simultaneamente envolvido no programa de pintura contemporânea da New Art School. Depois de participar em várias exposições coletivas, apresenta em Aveiro a sua segunda exposição a solo dos últimos anos.
“Algures em 2016, vi uma pintura de um alce gigante no escritório do Embaixador dos EUA em Madrid e nessa manhã comentei com a minha amiga americana que a pintura me tinha feito recordar os quadros na casa de Eli Cash do filme The Royal Tenenbaums. Ela riu e concordou. Quero que minhas pinturas se assemelhem a algo que poderia ser usado como adereço de um filme do Wes Anderson”, anuncia Tom Evans.