A Câmara Municipal de Aveiro deu a conhecer, no dia11 de março, os vencedores do concurso “Aveiro Jovem Criador 2023”, em cerimónia realizada no auditório do Centro de Congressos de Aveiro, seguida da abertura da exposição, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
A exposição do concurso estará patente ao público até ao dia 17 de abril de 2023, no Museu de Aveiro / Santa Joana.
“Neste concurso, registou-se, novamente, um significativo número de participantes, com a submissão de 287 candidaturas, das quais 138 obras estão em exibição”, destacou a autarquia em comunicado.
No total foram atribuídos 12 prémios, duas menções honrosas de autor e 21 menções honrosas. Na arte digital, o prémio foi entregue a Vítor Guerreiro, tendo sido atribuídas duas menções honrosas: a Bruno Ministro e a Daniela Gomes, André Tiago Paupério e Laura Martins. Na área do audiovisual, foram premiadas as obras de Inês da Costa Vieira Marques e de Francisca Alarcão, tendo sido atribuídas menções honrosas aos trabalhos de João Brás e Telmo Ribeiro.
Na área da escrita, foram premiados Maria de Monserrate e Rui Cerqueira Coelho - Carolina Fidalgo recebeu uma menção honrosa. Na fotografia, Isis Fernandes Gomes e Diana Ryndyuk foram as grandes premiadas, sendo de destacar, ainda, as menções honrosas atribuídas a Mafalda Pinho, Alice João Coanhas Gonçalves, Inês Valente, Izzy Benigno, Ivan da Silva e Marco Alexandre Santos dos Santos.
Diogo Rodrigues e Constança Duarte foram os premiados na área da ilustração - Cláudia Salgueiro Maria Augusta, Marla Cruz Linares e Ricardo Ladeira viram os seus trabalhos serem distinguidos com uma menção honrosa. Na música, Ana Mariano foi a grande premiada, tendo o júri destacado, também, os trabalhos de Diana Monteiro da Silva e Huayma Tulian.
Por último, na categoria de pintura, os prémios foram para Lara Teixeira e Margarida Almeida - Joana Pitta, Leonor Nogueira, Alexandra Barroso e Margarida Fernandes receberam uma menção honrosa.