É já no próximo domingo, 8 de setembro, que a dupla alemã de música neoclássica Ceeys regressa a Portugal para um de dois concertos em solo português (o outro é no dia anterior, no Porto), no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, em Ílhavo, inserido na programação do 23 Milhas.
A banda, que tinha concerto marcado em março, no ciclo Acorda à Tarde, mas que adiou o espetáculo por motivos de força maior, regressa para apresentar o seu mais recente álbum, “Waende”, editado em maio de 2018, inteiramente dedicado aos 30 anos da queda do muro de Berlim, que se celebra em novembro deste ano.
“Waende” pretende retratar a vida pessoal, social e cultural dos cidadãos da ex-RDA (onde os irmãos Selke, que formam os Ceeys, se incluíam) antes da queda do muro, e todas as consequências desse acontecimento transfigurador. Apesar de “Waende” ser um disco instrumental, todas as melodias e sons que se ouvem retratam aspetos singulares da vivência numa sociedade fechada e claustrofóbica. O espetáculo tem, além da música, imagens documentais ilustrativas do que se conta.
O concerto arranca às 16h00 e os bilhetes custam 4 euros, podendo ser adquiridos nos espaços 23 Milhas e na bilheteira online da BOL. O concerto será registado pela RTP e transmitido, mais tarde, na RTP2.