O programa “Odisseia Nacional”, que até dezembro deste ano está a “levar” o Teatro Nacional D. Maria II a dezenas de concelhos portugueses, chega no próximo sábado, dia 25, ao Centro de Artes de Águeda, através da exposição “Quem és tu?”. Com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, esta mostra resulta de uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança.
“A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro, no final de 1929, acompanhou a afirmação de um regime, instaurado três anos antes, que tinha com este teatro público uma relação ambígua. Que teatro, e que país, foram representados, como e com quem, antes e depois da revolução de 1974? Que país se pode ver a partir do Rossio, no palco do D. Maria II, nas suas presenças no território nacional, quando este permaneceu fechado e depois de recuperado?”, introduz o texto de apresentação da mostra.
“Esta exposição, recuperando a relação da Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o país, estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social”, é acrescentado.
A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, “produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades”.
“Quem és tu?”, que estará patente no Centro de Artes de Águeda até 28 de abril, pretende contribuir “para uma reflexão sobre a transformação de valores como a democratização, acessibilidade e coesão territorial e a forma como estes podem ser estruturantes para a criação artística”.
No âmbito da exposição, serão ainda dinamizadas oficinas para escolas, debates e visitas orientadas, em vários concelhos do país.