O ALAVANCA, festival de teatro de Avanca, regressará de 15 a 22 de abril, cumprindo a sua missão de aproximar as comunidades locais ao teatro. O festival organizado pela companhia de teatro Kopinxas, apesar da ausência de apoio da DGARTES, pretende cada vez mais assumir-se como uma referência no distrito de Aveiro e a nível nacional, trazendo para o território novos fôlegos e novas linguagens.
Dirigido artisticamente por Eduardo Dias e Ângelo Castanheira, o ALAVANCA iniciará a sua caminhada no dia 15 de abril com uma performance em espaço público. Trans(h)umância, pela companhia de teatro Kopinxas, a performance é ancorada num conceito de constante procura, é um cruzamento metafórico entre as singularidades do homem e de um rebanho. Ainda no dia 15 de abril, do auditório de Avanca, o conceituado ator Pedro Giestas (na foto) levará a cena A Visita, um homem do campo carregado de memórias, caminha solto no espaço, os seus pés de barro misturam-se com os dedos que se cavaram na terra. A harmonia é dissonante, no equilíbrio ele parece cambalear, como se fosse voar. Como marinheiro sem mar. A melodia desse movimento, encontra o compasso no tropeço, como um corpo suspenso, que procura o gesto para sintetizar, a ideia que se perde no meio da palavra. O ritmo determina o seu andamento pela ansiedade, e a respiração queima o ar.
No dia 21 de abril, no auditório de Avanca, a companhia Imaginar do Gigante apresentará a toda a comunidade escolar do primeiro ciclo do agrupamento de escolas de Avanca, o espetáculo Duas Casas, nesta história dinâmica, cheia de afetos, uma criança coloca questões do nosso tempo. Um espetáculo de teatro com marionetas, sombras e vídeo.
Viaja de Lisboa, para duas récitas no Cine-Teatro de Estarreja, nos dias 20 e 21 de abril, a companhia Teatro do Bairro, com uma proposta para a comunidade escolar e para público em geral, Don Juan, uma encenação de António Pires, que é uma homenagem a Moliére e ao teatro barroco francês, um movimento que anunciou o Iluminismo, entrando em rutura com os temas de cariz religioso e com a própria conceção plástica dos espetáculos. As três portas da cena grega são substituídas por telões pintados onde se explora a tridimensionalidade do espaço e a perspetiva.
A quarta edição do ALAVANCA, festival de teatro de Avanca terminará dia 22 de abril, no Cine-Teatro de Estarreja, com os Mosqu3teiros, uma produção da ESTE – Estação Teatral e Marmore Producciones, um espetáculo que relata as aventuras de D'Artagnan, um jovem impetuoso e propenso à luta, na sua demanda para se tornar num dos célebres mosqueteiros que protegem o rei Luís XIII e a França de todo e qualquer perigo. No seu percurso, acaba por esbarrar em Athos, um alcoólatra, Aramis, um religioso com dificuldades em suprimir os seus desejos amorosos e Porthos, um homem que tem tanto de crédulo como de violento.
Nesta que será a sua quarta edição, o ALAVANCA continua a contar apoio do Município de Estarreja e da Junta de freguesia de Avanca. Toda a programação pode ser consultada em www.alavancafestival.pt.