AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Murtosa redescobre estátua que estava desaparecida

Região

As obras de construção do novo arruamento de interligação da Rua dos Precursores à Rua da Regueirinha permitiram desvendar um mistério murtoseiro com mais de 70 anos: onde parava, afinal, a Estátua da Varina que, durante cerca de uma década, celebrou a emancipação da Murtosa na Praça de Pardelhas e que, em 1951, aquando das comemorações dos 25 anos da criação do concelho foi substituída pelo atual Monumento ao Almirante Jaime Afreixo.

Depois da sua retirada, a estátua desapareceu dos olhares públicos, por decisão da Câmara de então e dela mais nada se soube, adensando-se o mistério sobre o destino da obra de arte, com explicações que iam da sua completa destruição à possibilidade desta ter sido enterrada na área que viria a ser ocupada pelos armazéns municipais.

Ao longo dos anos, a discussão sobre o que realmente tinha acontecido à estátua alimentou o imaginário e as conversas das gentes da Murtosa, tendo sido feitas diversas tentativas, nas décadas de 80 e de 90, para a encontrar, com recurso a escavações, sem sucesso.

Recentemente, uma intervenção de demolição e escavação na área dos antigos armazéns municipais, no âmbito da empreitada de construção do novo arruamento, trouxe, finamente, à luz do dia a mítica Varina.

Feita de “pedra de ançã”, a escultura foi encontrada bastante danificada, revelando sinais de mutilação deliberada. A Câmara Municipal efetuou a retirada da estátua para proceder à sua limpeza e proteção, no sentido de avaliar qual o destino a dar futuramente à descoberta.

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.