AveiroMag AveiroMag

Magazine online generalista e de âmbito regional. A Aveiro Mag aposta em conteúdos relacionados com factos e figuras de Aveiro. Feita por, e para, aveirenses, esta é uma revista que está sempre atenta ao pulsar da região!

Aveiro Mag®

Faça parte deste projeto e anuncie aqui!

Pretendemos associar-nos a marcas que se revejam na nossa ambição e pretendam ser melhores, assim como nós. Anuncie connosco.

Como anunciar

Aveiro Mag®

Avenida Dr. Lourenço Peixinho, n.º 49, 1.º Direito, Fracção J.

3800-164 Aveiro

geral@aveiromag.pt
Aveiromag

Música e teatro em destaque na programação do 23 Milhas

Palcos

O município de Ílhavo, através do projeto cultural 23 Milhas, apresenta a programação para os meses de abril, maio e junho. Neste novo trimestre, destaque para o novo ciclo “Mundos e Fundos”, que programa música erudita em igrejas do município; para o “Coro da Madrugada”, que desafia a comunidade a cantar o repertório de Zeca Afonso; o acolhimento do festival PANOS, do Teatro Nacional D.Maria II; e para o primeiro acampamento - estadia e criação prolongadas do artista multidisciplinar Xullaji, que trabalha numa nova criação de música, teatro e ‘spoken word’ e inicia um trabalho com os artistas locais num estúdio de gravação de hip-hop e rap.

O mês de abril arrancou com o regresso da programação do Planteia, com a oficina “A dança das abelhas”, de Renata Silva, e com o primeiro dos concertos do ciclo Mundos e Fundos. O segundo espetáculo deste ciclo acontece a meio do mês, com Capella Sanctae Crucis (16 de abril), na Igreja Matriz de Ílhavo.

Ainda em abril, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe os espetáculos “O Riso dos Necrófagos” (15 de abril), do Teatro Griot (musicado por Xullaji e distinguido com o Premio Internazionale Teresa Pomodoro em 2022), e “Os Cadáveres são Bons para Esconder Minas” (24 e 25 de abril), do Teatrão de Coimbra, ambos inseridos no ciclo A Guerra é a Guerra.

Ainda a 25 de abril, altura em que se celebra a Liberdade, arranca o Coro da Madrugada, que convoca todas pessoas para se juntarem, sob a orientação de Pedro Almeida e Aoife Hiney, para cantar algumas das canções de Zeca Afonso, já a pensar no concerto integrado no ciclo 2 de agosto (dia de nascimento do cantautor), que arranca no trimestre seguinte.

No final do mês, apresenta-se o espetáculo “MARÉ” (30 abril), da Sons Vadios - Cooperativa Artística, que inclui uma oficina de coro tradicional, que homenageia as comunidades piscatórias de todo o país através da música, do vídeo e da literatura.

Já em maio, nota para o prolongamento, no dia 9, da parceria com a Universidade de Aveiro (UA), através do Campus Jazz, da Universidade de Aveiro, com Jacky Terrason com o Combo de Jazz da UA. A 13 de maio, a companhia Astro Fingido regressa a Ílhavo, reforçando a aposta numa ligação continuada às estruturas, para apresentar “Mulheres Móveis”, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré. O mês fica ainda marcado pela apresentação do “Maria do Mar” (20 maio), filme mudo de Leitão de Barros, com banda sonora de Bernardo Sassetti, musicada ao vivo pela Orquestra Filarmonia das Beiras e pelo acolhimento do festival PANOS - palcos novos, palavra novas (26 a 28 de maio), um projeto do Teatro Nacional D.Maria II, que promove e valoriza o teatro juvenil em Portugal, escrito por novos dramaturgos, e que este ano, inserido na Odisseia Nacional, acontece em Ílhavo.

O mês de junho arranca com o espetáculo de dança, com notoriedade internacional, “CARCAÇA” (3 junho), do coreógrafo Marco da Silva Ferreira, e tem o seu ponto alto com o festival Rádio Faneca, que acontece entre os dias 16 e 18 de junho, no Centro Histórico de Ílhavo.

Ao longo destes meses, mantêm-se as residências artísticas, as atividades para as escolas e as oficinas no Planteia, que propõem temas desde as ervas aromáticas até aos insetos que habitam o espaço exterior da Casa da Cultura de Ílhavo.

Toda a programação estará disponível, em detalhe, no site e nas redes sociais do 23 Milhas e do município de Ílhavo. Os bilhetes estão disponíveis nas bilheteiras físicas da Casa da Cultura de Ílhavo e da Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré ou online, na BOL.

* Créditos da foto (O Riso dos Necrófagos): João Duarte

Ílhavo Publicidade

Apelo a contribuição dos leitores

O artigo que está a ler resulta de um trabalho desenvolvido pela redação da Aveiro Mag. Se puder, contribua para esta aposta no jornalismo regional (a Aveiro Mag mantém os seus conteúdos abertos a todos os leitores). A partir de 1 euro pode fazer toda a diferença.

IBAN: PT50 0033 0000 4555 2395 4290 5

MB Way: 913 851 503

Deixa um comentário

O teu endereço de e-mail não será publicado. Todos os campos são de preenchimento obrigatório.