A terceira edição do Campus Jazz – Festival de Jazz da Universidade de Aveiro surge com a consolidação de uma programação eclética, dedicada à formação, investigação, mediação e promoção do jazz em Portugal e na região de Aveiro em particular. Trata-se de uma organização da UA através do Centro de Estudos de Jazz (CEJ), uma estrutura dedicada à divulgação, documentação e investigação sobre Jazz, fundada em 2007 a partir do acolhimento do acervo de José Duarte, a que se juntaram vários outros.
O primeiro momento do Campus Jazz 2023 irá coincidir, como vem sendo hábito, com as comemorações do Dia Internacional do Jazz, a 30 de abril, desta feita em parceria com o Município de Estarreja. A data é assinalada com um concerto duplo protagonizado pela Orquestra de Jazz da UA e pela Orquestra de Jazz de Estarreja que apresentam como solistas convidados, respetivamente, o músico estarrejense Miguel Valente e Eduardo Cardinho, docente da UA.
Eduardo Cadinho, vibrafonista, compositor e produtor, é um músico de relevo que se inscreve no vasto leque de convidados que têm vindo a apresentar-se com a Orquestra de Jazz de Estarreja. Esta Orquestra continua a elevar, bem alto, o Jazz e o nome de Estarreja, pelo percurso ímpar e notável desde a sua criação em 2012, resultado da vertente formativa do Festival Estarrejazz.
A Orquestra de Jazz da UA, constituída por alunos da Licenciatura e Mestrado em Música, apresenta neste concerto um repertório baseado em Jazz standards, bem como alguns temas contemporâneos de Jazz e música popular. A direção musical estará a cargo de João Martins, também docente da UA, e este concerto contará com a participação do saxofonista e compositor estarrejense Miguel Valente, vencedor do I Concurso Internacional de Jazz da UA, em 2021.
Carmen Souza, Jacky Terrasson e Shai Maestro
O programa do Campus Jazz inclui o concerto e masterclasse de Carmen Souza que cruza as linhas do Jazz com as sonoridades tradicionais de Cabo Verde. Os dois eventos realizam-se a 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, no auditório Renato Araújo, no edifício da Reitoria da UA. A masterclasse está marcada para as 15h00 e o concerto será às 21h30.
O reputado pianista francês Jacky Terrasson será, igualmente, um dos solistas em destaque nesta edição, acompanhado pelo Combo de Jazz da UA (a 9 de maio, 21h30, Casa da Cultura de Ílhavo). Também o Henrique Albino Quarteto (18 de maio, no espaço do Grupo de Experimental de Teatro da UA, GrETUA), projeto liderado pelo criativo compositor e multi-instrumentista pernambucano, apresentar-se-á no Campus Jazz, com apoio do programa Ibermúsicas, para uma masterclasse, um concerto e uma jam session.
De destacar ainda, nesta edição, a presença do consagrado pianista israelo-americano Shai Maestro que será convidado a tocar com a Orquestra de Jazz da UA (a 2 de junho, 21h30, auditório Renato Araújo, UA) oferecendo, ainda, duas masterclasses.
A atuação do projeto “Filactera”, liderado pelo conceituado guitarrista português Mário Delgado, docente da UA desde 2011, encerrará o Campus Jazz 2023, após a cerimónia de entrega de prémios da 3ª edição do Concurso Internacional de Jazz da UA.
As candidaturas ao Concurso Internacional estão abertas até 19 de maio. Mais informações sobre esta iniciativa integrada no Campus Jazz em https://www.ua.pt/pt/campusjazz/iii-concurso-internacional-de-jazz .
O trio vencedor da edição de 2022 do Concurso, THEMANDUS, integra também o cartaz principal do Campus Jazz com uma atuação a 25 de maio (às 21h30) no Centro de Artes de Águeda.
Investigação e conversas sobre Jazz
As Jazz Talks – a 2 de junho - estarão, novamente, na programação do Festival, desta vez dedicadas ao Jazz nos Media em Portugal e, em particular, à figura de Manuel Jorge Veloso (1936-2019), defensor do jazz e da liberdade, cujo espólio se encontra agora à guarda do Centro de Estudos de Jazz (CEJ) da UA.
Esta edição do festival contará, de igual forma, com duas Aulas Abertas – a 16 e a 23 de maio, às 14h30 - sobre os trabalhos discográficos mais relevantes da História do Jazz em Portugal no séc. XX. As escolas oficiais de nível secundário e profissional da região com formação na área do Jazz serão, uma vez mais, parceiras e beneficiárias diretas do Campus Jazz, participando nas masterclasses e apresentando-se em concerto em modelo de showcase (1 de junho, a partir das 15h00, auditório Renato Araújo, UA).
Os ingressos para este primeiro concerto do Campus Jazz, a 30 de abril, no Cine-Teatro de Estarreja, podem ser adquiridos através da BilheteiraOnline: https://estarreja.bol.pt/Comprar/Bilhetes/121995-dia_internacional_do_jazz-cine_teatro_de_estarreja/ .
O Campus Jazz é organizado pelo Centro de Estudos de Jazz / Universidade de Aveiro.