No âmbito do protocolo de geminação com o município do Sal, em Cabo Verde, a câmara municipal de Águeda promove várias iniciativas e projetos ligados ao turismo, à cultura, à educação e ao ambiente. Entre estes projetos, está a iniciativa “Tenho um amigo”, uma ação de aproximação e interligação desenvolvida entre os alunos da escola básica Fernando Caldeira e da Escola Básica e Secundária Olavo Moniz, na ilha do Sal.
“Trata-se de um projeto iniciado há dois anos e que continua este ano letivo, com a dinamização de aulas em conjunto entre os dois estabelecimentos de ensino, mediados pelo município”, pode ler-se no comunicado da câmara de Águeda. “Esta interação entre os alunos destas duas comunidades, tão diferentes e com tanto em comum, estreita os laços e ensina-nos a compreensão e tolerância que temos de ter uns para com os outros”, disse Edson Santos, vice-presidente da autarquia aguedense, acrescentando que é, ainda, “uma oportunidade para que a ligação entre as duas comunidades se reafirme e possa resultar em novos desafios”.
Neste período letivo, os alunos da turma do 5.º B da EB Fernando Caldeira estão a realizar “aulas” online em conjunto com os “colegas” da turma do 5.º Ada EB e Secundária Olavo Moniz. Nestas aulas, para além da apresentação individual, de abordarem os diversos aspetos da sua cultura e dos seus territórios, apresentando Águeda e o Sal através de pequenos vídeos, foram trocadas ideias e experiências sobre atividades dos tempos livres e do quotidiano.
Um dos temas abordados nesta aula acompanhada por Edson Santos foi as atividades desportivas e em concreto o atletismo. A arte urbana, o comboio histórico e o Museu Ferroviário, o folclore e a gastronomia, o Parque de Alta Vila e a Pateira de Fermentelos, a zona serrana e os miradouros, o AgitÁgueda e o Águeda é Natal foram alguns dos aspetos identitários do concelho de Águeda apresentados aos alunos e docentes do Sal, que, por sua vez, também demonstraram as suas potencialidades locais.
De acordo com a câmara de Águeda, este é um projeto que continuará até ao final do ano letivo, em junho, com ligações periódicas entre as duas turmas, onde vão ser abordadas as temáticas relacionadas com tradições locais, bem como outros temas propostos pelos alunos destes dois territórios e sobre os quais têm curiosidade.