É numa travessia de 70 metros de comprimento entre dois edifícios da Praça Gaspar Moreira, no centro histórico de Santa Maria da Feira, a 20 metros de altura, que uma artista do INAC – Instituto Nacional de Artes de Circo caminhará tranquilamente sobre um arame, rasgando o céu e delimitando dois mundos paralelos. “Ponto de Partida” é uma Criação Imaginarius em estreia absoluta durante o Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua.
“É a primeira vez que uma companhia portuguesa cria um espetáculo de funambulismo numa linguagem de circo contemporâneo”, revela Bruno Machado que, a par de Juliana Moura, assume a direção artística da criação Ponto de Partida.
Inspirada na vida e obra do artista Wassily Kandisky, Ponto de Partida – Travessia é um projeto de pesquisa artística de circo contemporâneo sobre o tema e a técnica do funambulismo. A busca de Kandinsky em relacionar a arte com a espiritualidade também estará presente nesta pesquisa. Conceitos desenvolvidos e trabalhados por Kandinsky como o ponto, o traço e a linha serão a base de pesquisa e composição do movimento e interpretação.
Através de um trabalho arrojado e multidisciplinar, Ponto de Partida pretende compor uma obra plástica deambulante sobre o arame no decorrer da caminhada da funambulista Jessica Lane.
“Todos os anos, o INAC tenta levar algo de novo aos públicos do Imaginarius, algo de diferente, de surpreendente e, este ano, apresentamo-nos com uma criação de funambulismo, uma técnica que nos prende”, vincou o diretor artístico, garantindo ser “um espetáculo único”.
A Criação Imaginarius Ponto de Partida acontece no dia 25 de maio, às 21h30, e nos dias 26 e 27 de maio, às 21h00, na Praça Gaspar Moreira, no centro Histórico de Santa Maria da Feira.