Nos próximos meses, em Ílhavo, a Milha - Festa da Música e dos Músicos de Ílhavo regressa com novos desafios, o LEME, festival de circo contemporâneo, cresce sobretudo em termos de programação de espetáculos internacionais, ocupação de espaços e estreando um dia dedicado à reflexão sobre o circo contemporâneo. Firmam-se algumas parcerias, nomeadamente com o festival Misty Fest ou com o circuito OuTonalidades, que leva Maria de Medeiros e Legendary Tigerman, Malino e Gobi Bear a Ílhavo e à Gafanha da Nazaré.
No teatro e na dança, destaque para o espetáculo “Engolir Sapos” da Amarelo Silvestre, “Margem”, de Victor Hugo Pontes, “Muiças” de Tânia de Carvalho ou “Last” da Companhia Paulo Ribeiro.
Na música, há concertos de Siricaia, Miguel Calhaz, Tiago Bettencourt no Festival da Canção Vida do Grupo de Jovens A Tulha, Miguel Araújo no aniversário da associação CASCI, João Gil e Pedro Puppe em parceria com o blogue A Certeza da Música e ainda os Festivais de Outono, em parceria com a Universidade de Aveiro.
Num ano em que o projeto cultural do município de Ílhavo continua a convidar artistas, público e escolas a debater a democracia, há lugar para um debate sobre isso mesmo com três companhias de teatro e ainda uma exposição, em associação a outros municípios, promovida pela Universidade de Aveiro, focada na consciência cívica: The Tolerance Travelling Poster Show.
Tome nota de algumas datas: a Milha decorre de 31 de outubro a 3 de novembro, o concerto de Miguel Araújo acontece a 10 de novembro, Maria de Medeiros e Legendary Tigerman atuam a 16 de novembro, e o festival o Leme acontece de 5 a 8 de dezembro.