O espetáculo final do projeto comunitário OCA está marcado para o próximo domingo, 18 de junho, às 17h00, no Parque Municipal da Alta Vila (na foto), em Águeda. Um trabalho criativo da d'Orfeu AC, em conjunto com dezenas de participantes de várias escolas e instituições do concelho, numa sonora homenagem à arte cerâmica.
Durante cerca de oito meses, os formadores João Pratas e Luís Carvalho, dinamizaram sessões de formação semanais nas sedes das entidades parceiras do projeto: Bela Vista - Centro de Educação Integrada, CERCIAG, Escola do Adro, Escola Básica de Aguada de Cima, Escola Secundária Marques de Castilho, LAAC, Santa Casa da Misericórdia de Águeda e Universidade Sénior de Águeda. Paralelamente, no Espaço d'Orfeu, decorreram sessões abertas à comunidade, onde marcaram presença vários participantes de diferentes faixas etárias.
O Projeto OCA tem um forte cariz social, envolvendo crianças e adultos, de diferentes contextos e em situação de exclusão social. Aproveitando o contexto histórico local, o projeto envolveu também profissionais de cerâmica, artesãos que trabalham o barro como matéria-prima, para construírem instrumentos únicos fazendo do som a matéria-mãe desta grande orquestra, onde as ocarinas são protagonistas.
No dia 18 junho, realiza-se, então, o espetáculo de apresentação deste primeiro ano do OCA. A entrada é livre e toda a comunidade está convidada a assistir, podendo trazer um lanche e ficar para um piquenique no parque, após o espetáculo.